Nirvana foi uma banda
norte-americana de rock formada pelo vocalista e guitarrista
Kurt
Cobain e pelo baixista Krist
Novoselic em Aberdeen em 1987. Vários bateristas
passaram pelo Nirvana, sendo o que mais tempo ficou na banda foi Dave Grohl,
que entrou em 1990.
No final da década de 1980 o Nirvana se
estabeleceu como parte da cena grunge de Seattle, lançando seu primeiro álbum, Bleach, pela gravadora independente Sub Pop em
1989. A banda eventualmente chegou a desenvolver um som que se baseava em
contrastes dinâmicos, muitas vezes entre versos calmos e barulhentos, e refrões
pesados. Depois de assinar com a gravadora DGC Records,
o grupo encontrou o sucesso inesperado com "Smells Like Teen Spirit", o primeiro
single do segundo álbum da banda, Nevermind
(1991). O sucesso repentino da banda amplamente popularizou o rock
alternativo como um todo, e como o vocalista da banda, Cobain se encontrou
referido na mídia como o "porta-voz de uma geração", com o Nirvana
sendo considerado a "principal banda" da Geração
X. O terceiro álbum de estúdio do Nirvana, In Utero
(1993), desafiou a audiência do grupo, apresentando um som abrasivo, menos mainstream.
A breve duração do Nirvana terminou após o
suicídio de Cobain em 1994, mas vários lançamentos póstumos têm sido emitidos
desde que, supervisionados por Novoselic, Grohl e pela viúva de Cobain, Courtney
Love. Desde a sua estreia, a banda já vendeu mais de 50 milhões de álbuns
em todo o mundo, sendo que 25 milhões foram vendidos só no Estados
Unidos (dados até 2002).
Formação e primeiros anos
Cobain e Novoselic conheceram-se quando estudavam
na Aberdeen High, apenas de vista, de acordo com Cobain. Os dois acabaram por
se tornar amigos enquanto frequentavam ensaios do Melvins
(banda muito conhecida no cenário local). Cobain queria formar uma banda com
Novoselic, mas Novoselic não respondia à suas propostas, que incluía
entregar-lhe uma fita demo do projeto Fecal Matter.
Três anos depois dos dois se encontrarem pela primeira vez, Novoselic notifica
Cobain que ele tinha ouvido finalmente a demo do Fecal Matter que Cobain lhe
tinha dado, e sugere que eles comecem uma banda. Os dois recrutam Bob McFadden
na bateria, mas depois de um mês, o projeto desfaz-se. No inverno de 1987,
Cobain e Novoselic recrutam o baterista Aaron
Burckhard. O trio ensaiava o material da demo do Fecal Matter de
Cobain, mas começaram a escrever o novo material logo após a formação.
Durante os primeiros meses, a banda passou por uma
série de nomes, começando como Skid Row e depois Pen Cap Chew, Bliss e Ted Ed
Fred. O grupo finalmente estabeleceu-se como Nirvana, que Cobain disse que foi
escolhido porque "eu queria um nome que fosse uma espécie de bonito ou agradável
e bonito em vez de um nome punk rock mesquinho, obsceno como Angry Samoans".
Com Novoselic e Cobain tendo-se mudado para Tacoma e Olympia, respectivamente, os dois perderam
contacto temporariamente com Burckhard. Os dois, como alternativa, ensaiavam
com Dale Crover
do Melvins, e Nirvana gravava as suas primeiras demos em janeiro de 1988. No
início de 1988, Crover muda-se para São Francisco mas recomenda Dave Foster
para a banda como seu substituto na bateria. A ocupação de Foster com o Nirvana
durou apenas alguns meses; durante um breve período na prisão, ele foi
substituído pelo retorno de Burckhard, que ele mesmo não permaneceu na banda
depois de contar a Cobain que estava de ressaca para ensaiar num dia. Cobain e
Novoselic colocaram um anúncio na publicação musical de Seattle The Rocket
procurando por um baterista substituto no qual só conseguiram respostas
insatisfatórias. Enquanto isso, um amigo em comum apresentou-os Chad Channing,
e os três músicos concordaram em tocar juntos. Channing continuava a tocar com
Cobain e Novoselic, embora o baterista tivesse comentado: "Eles nunca
realmente disseram: 'Ok, você está dentro.'", e ele fazia o seu primeiro
show com a banda em maio.
Primeiros lançamentos
O Nirvana lançou o seu primeiro single, "Love Buzz",
em novembro de 1988 pela gravadora independente Sub Pop,
de Seattle. No mês seguinte, a banda começou a gravar o seu álbum de estreia, Bleach, com o produtor local Jack Endino.
Bleach foi extremamente influenciado pelo rock pesado do Melvins e do Mudhoney,
pelo punk rock
da década de 1980, e pelo heavy metal do Black Sabbath
da década de 1970. Novoselic disse em uma entrevista de 2001 com a Rolling Stone
que a banda tinha tocado uma fita em sua van durante a turnê que tinha de um
lado um álbum do The Smithereens e do outro um álbum da banda de
black metal
Celtic Frost,
e notou que a combinação, provavelmente, teve uma influência também. O dinheiro
para as sessões de gravação de Bleach, listado como US$
606,17 no álbum, foi fornecido por Jason Everman.
Everman foi posteriormente trazido para a banda como um segundo guitarrista.
Embora Everman realmente não tocou no álbum, ele recebeu um crédito em Bleach
porque, de acordo com Novoselic, eles "queriam que ele se sentisse mais a
vontade na banda".Pouco antes do lançamento do álbum, o Nirvana insistiu
em assinar um contrato mais extenso com a gravadora, tornando o grupo a primeira
banda a fazer isso com a gravadora. Após o lançamento de Bleach em junho
de 1989, o Nirvana embarcou em sua primeira turnê nacional, e o álbum se tornou
o preferido das estações de rádio universitárias nacionalmente. Devido ao
crescente descontentamento com Everman ao longo da turnê, o Nirvana cancelou as
últimas datas e voltou para Washington. Ninguém disse a Everman que ele foi
demitido na hora, embora mais tarde Everman afirmar que ele de fato deixou o
grupo. Apesar da Sub Pop não promover Bleach tanto quanto os outros
lançamentos, ele foi um vendedor estável, e obteve vendas iniciais de 40,000
cópias. Contudo, Cobain estava chateado pela ausência da promoção e
distribuição do álbum pela gravadora. No final de 1989, a banda gravou o EP Blew com o produtor Steve Fisk.
Em uma entrevista no final de 1989, Cobain notou
que a música da banda estava mudando. Ele disse: "As canções iniciais eram
realmente bravas ... Mas com o passar do tempo as canções vão ficando mais pop
e mais pop como eu fico mais feliz e mais feliz. As canções são sobre os
conflitos nos relacionamentos, coisas emocionais com outros seres humanos."
Em abril de 1990, a banda começou a trabalhar com o produtor Butch Vig
no Smart Studios em Madison, Wisconsin,
na gravação para o seguimento de Bleach. Durante as sessões, Cobain e
Novoselic se desencantaram com Channing na bateria, e ele expressou frustração
em não estar ativamente envolvido nas composições. Como os bootlegs das demos
do Nirvana com Vig começaram a circular na indústria musical e a chamar a
atenção das grandes gravadoras, Channing deixou a banda. Em julho deste ano, a
banda gravou o single "Sliver" com o baterista do Mudhoney, Dan Peters.
O Nirvana pediu a Dale Crover para tocar bateria por umas sete datas na turnê
americana da costa oeste com o Sonic Youth
em agosto. Em setembro de 1990, Buzz Osborne
do Melvins apresentou a banda a Dave Grohl,
que estava procurando por uma nova banda após a separação da banda de hardcore punk
Scream,
de Washington.
Poucos dias após chegar em Seattle, Novoselic e Cobain fizeram um teste com
Grohl, com Novoselic mais tarde declarando: "Nós sabíamos em dois minutos
que ele era o baterista certo."
Sucesso
Descontente com a Sub Pop e com as sessões da Smart
Studios gerando juros, o Nirvana decidiu procurar um acordo com uma grande
gravadora desde que nenhuma gravadora indie pudesse comprar o grupo fora do seu
contrato. Seguindo as recomendações repetidas de Kim Gordon
do Sonic Youth, o Nirvana assinou com a DGC Records
em 1990.
A banda subsequentemente começou a gravar o seu primeiro álbum com uma grande gravadora,
Nevermind.
O grupo foi oferecido a vários produtores, mas acabou sendo escolhido por Butch
Vig. Ao invés de gravar no estúdio Vig's Madison como eles fizeram em 1990, a
produção se deslocou para o Sound City Studios em Van Nuys, Califórnia.
Durante dois meses, a banda trabalhou com uma variedade de canções em seu
catálogo. Algumas das canções, como "In Bloom"
e "Breed", tinham estado no repertório do Nirvana há anos, enquanto
outras, incluindo "On a Plain" e "Stay Away",
faltavam terminar a letra até meio caminho através do processo de gravação.
Após as sessões de gravação forem concluídas, Vig e a banda começaram a mixar o
álbum. No entanto, as sessões de gravação tiveram atrasos e as mixagens
resultantes foram consideradas insatisfatórias. O mixador do Slayer, Andy Wallace,
foi trazido para criar a mixagem final. Após o lançamento do álbum, os membros
do Nirvana expressaram insatisfação com o som polido que o mixador tinha dado a
Nevermind.
Inicialmente, a DGC Records estava esperando vender
250,000 cópias de Nevermind, que era o mesmo nível que tinha alcançado
com o álbum Goo,
do Sonic Youth.
No entanto, o primeiro single do álbum, "Smells Like Teen Spirit", rapidamente
ganhou força, em parte, graças a significativa transmissão do videoclipe da
canção na MTV.
Como a banda fez turnê pela Europa durante o final de 1991, ela descobriu que
seus shows eram perigosamente sobrevendidos, na qual equipes de televisão
estavam se tornando uma presença constante no palco, e que "Smells Like
Teen Spirit" foi quase onipresente no rádio e na televisão musical. No Natal
de 1991, Nevermind vendia 400,000 cópias por semana nos EUA. Em janeiro
de 1992, o álbum tirou o álbum Dangerous do Michael
Jackson do 1º lugar das paradas de álbuns da Billboard,
e também liderou as paradas em vários outros países. No mês que Nevermind
alcançou o 1º lugar, a Billboard proclamou: "Nirvana é aquela banda
rara que tem tudo: aclamação da crítica, o respeito da indústria, o apelo pop
da rádio e uma base sólida de rock universitário/alternativo." O álbum
viria a vender mais de 8.5 milhões de cópias nos Estados Unidos.
Citando exaustão, o Nirvana decidiu não realizar
mais uma turnê americana em apoio ao Nevermind, em vez disso, optando
por fazer apenas algumas apresentações no final daquele ano. Em março de 1992,
Cobain tentava reorganizar os direitos de composição da banda (que até a esse
ponto tinha sido dividido em partes iguais) para que eles fossem mais
representativos do fato de que ele escreveu a maioria das músicas. Grohl e
Novoselic não se opuseram ao pedido de Cobain, mas quando o vocalista pediu
para que o acordo fosse retroativo ao lançamento de Nevermind, os
desentendimentos entre os dois lados afirmados quase separou a banda. Após uma
semana de tensão, Cobain acabou por receber uma parcela retroativa
compartilhada dos 75% dos direitos, e os sentimentos ruins sobre a situação
permaneceram com o grupo mais tarde. Em meio a rumores de que a banda estava se
separando devido à saúde de Cobain, o Nirvana encabeçou a noite de encerramento
do Reading Festival na Inglaterra em 1992, quando
Cobain pessoalmente programou a formação da apresentação. A apresentação do
Nirvana no Reading é muitas vezes considerada pela imprensa como uma das mais
memoráveis da carreira do grupo. Poucos dias depois, o Nirvana se apresentou no
MTV Video Music Awards onde, apesar da
recusa da rede de permitir que a banda tocasse sua nova canção, "Rape Me",
durante a transmissão, Cobain dedilhou e cantou as primeiras partes da canção
antes de entrar "Lithium". Na cerimônia, a banda recebeu
prêmios nas categorias "Melhor Vídeo Alternativo" e "Artista
Revelação".
A DGC esperava ter um novo álbum do Nirvana pela
banda pronto para o lançamento no final de 1992; já que trabalhar nele
prosseguia lentamente, a gravadora lançou a coletânea Incesticide
em dezembro de 1992. Uma ousada ligação entre a DGC e a Sub Pop, o Incesticide
coletava várias gravações raras do Nirvana e se destinava a fornecer o material
para um melhor preço e em melhor qualidade do que estava disponível através das
cópias bootleg. Como Nevermind tinha saído a 15 meses e tinha lançado um
novo single, "In Bloom", a essa altura, a Geffen/DGC optou por não
promover pesadamente Incesticide, que foi certificado ouro pela Recording Industry Association of
America em fevereiro do ano seguinte.
In Utero, últimos meses e a morte de
Cobain
Em fevereiro de 1993, o Nirvana lançou "Puss"/"Oh, the Guilt", um
split single com o The Jesus Lizard, pela gravadora independente Touch & Go. Entretanto, o grupo
escolheu Steve Albini, que tinha uma reputação como um
principista e opinativo individual na cena da música independente americana, para gravar seu
terceiro álbum. Embora tenham havido especulações de que a banda escolheu
Albini para gravar o álbum devido às suas credenciais underground, Cobain
insistiu que o som de Albini era simplesmente o que ele sempre quis que o
Nirvana tivesse: uma gravação "natural" sem camadas de trapaças do
estúdio. O Nirvana viajou para o Pachyderm Studio em Cannon Falls,
Minnesota,
naquele fevereiro para gravar o álbum. As sessões com Albini foram produtivas e
notavelmente rápidas, e o álbum foi gravado e mixado em duas semanas com um
custo de US$ 25,000.
Várias
semanas após o término das sessões de gravação, histórias correram no Chicago
Tribune e no Newsweek que citavam fontes alegando que a DGC considerava
o álbum "não lançável".Como resultado, os fãs começaram a acreditar
que a visão criativa da banda poderia ser comprometida pela sua gravadora.
Embora as histórias sobre a DGC arquivar o álbum não fossem verdadeiras, a
banda realmente estava descontente com certos apectos das mixagens de Albini.
Especificamente, eles achavam que os níveis do baixo estavam muito baixos, e
Cobain sentiu que "Heart-Shaped Box" e "All Apologies"
não soavam "perfeitamente". O produtor de longa-data do R.E.M., Scott Litt,
foi chamado para ajudar a remixar essas duas canções, com Cobain acrescentando
instrumentação adicional e vocais de apoio.
In Utero estreou no 1º lugar na parada de álbuns da Billboard 200
em setembro de 1993. Christopher John Farley da Time,
escreveu em sua análise do álbum que: "Apesar do receio de alguns fãs de
música alternativa, o Nirvana não se voltou para o mainstream,
embora esse novo álbum potente possa novamente forçar o mainstream
a vir para o Nirvana." In Utero passou a vender quatro milhões de
cópias nos Estados Unidos. Naquele mês de outubro, o
Nirvana embarcou em sua primeira turnê nos Estados Unidos em dois anos. Para a
turnê, a banda adicionou Pat Smear da banda de punk rock The Germs
como um segundo guitarrista.
Em novembro de 1993, o Nirvana gravou uma performance para o programa de
televisão MTV Unplugged.
Aumentada por Smear e pela
celista Lori Goldston, a banda procurou se desviar da
típica abordagem do show, optando por não tocar suas canções mais reconhecidas.
Em vez disso, o Nirvana tocou diversas covers, e convidou Cris
e Curt Kirkwood
do Meat Puppets
para se juntar ao grupo para tocar três de suas canções.
No início de 1994, a banda embarcou em uma turnê
europeia. Em Roma,
na manhã de 4 de março, a esposa de Cobain, Courtney Love,
encontrou Cobain inconsciente em seu quarto de hotel e ele foi levado às
pressas para o hospital. Um médico do hospital disse em uma conferência de
imprensa que Cobain tinha reagido a uma combinação prescrita como Rohypnol
e álcool.
O resto da turnê foi cancelada, inclusive uma prevista para o Reino Unido.
Nas semanas seguintes, o vício de Cobain em heroína
ressurgiu. Uma intervenção foi organizada, e Cobain foi convencido a admitir-se
para a reabilitação de drogas. Após menos de uma semana na reabilitação, Cobain
pula o muro da instalação e pega um avião de volta para Seattle. Uma semana
depois, na sexta-feira, 8 de abril de 1994, Cobain foi encontrado morto com uma
espingarda auto-infligida à cabeça em sua casa em Seattle.
Estilo musical
Cobain descreveu o som do Nirvana quando ele
começou como "uma imitação do Gang of
Four e do Scratch Acid". Quando o Nirvana gravou Bleach,
Cobain sentiu que ele tinha que se adequar às expectativas do som grunge da Sub
Pop para construir uma base de fãs e, portanto, reprimiu suas características
de composição artísticas e pop durante a elaboração da gravação a favor de um
som mais rock. O biógrafo do Nirvana, Michael
Azerrad, argumentou: "Ironicamente, foi a restrição do som da Sub Pop
que ajudou a banda a encontrar a sua identidade musical". Azerrad declarou
que, ao reconhecer que seus membros tinham crescido ouvindo Black
Sabbath e Aerosmith,
a banda foi capaz de passar para o seu som inicial derivado.
Cobain
procurou misturar sons musicais pesados e pop; ele comentou: "Eu queria
ser totalmente Led Zeppelin de uma maneira e então ser totalmente
extremo punk rock e, em seguida, fazer canções realmente pop sem
personalidade". Quando Cobain ouviu o álbum do Pixies, Surfer Rosa
(1988), após gravar Bleach, ele sentiu que tinha o som que ele queria
atingir, mas até então era muito imitado tentar. A popularidade subsequente do
Pixies encorajou Cobain a seguir seus instintos como um compositor.
O Nirvana utilizava mudanças dinâmicas que
passavam de calmas para barulhentas. Tal como o Pixies, o Nirvana
mudou entre "poupar os encaixes de baixo-e-bateria e explosões apresentadas
de guitarra e vocais gritando".Perto do fim da sua vida, Cobain notou que
a banda tornou-se entediada com a fórmula, encontrando-se limitada, mas
expressou dúvidas de que a banda era qualificada o suficiente para tentar outra
dinâmica. O estilo da guitarra rítmica de Cobain, que se baseava em acordes
poderosos, riffs de nota baixa, e uma técnica com a mão direita solta,
apresentava os principais componentes para as canções da banda. Cobain
costumava tocar inicialmente um riff verso de uma canção em um tom limpo, então
dobrava ele com guitarras distorcidas quando ele repetia a parte. Cobain
raramente fazia solos de guitarra padrão, optando por fazer ligeiras variações
na melodia da canção como linhas de uma única nota. Os solos de Cobain eram em
sua maioria baseados no blues e fora de sintonia, os quais o escritor musical
Jon Chappell descreveu como "quase uma paródia iconoclasta da quebra
tradicional instrumental".
A bateria de Grohl "levou o som do Nirvana
para um novo nível de intensidade". Azerrad afirmou que a "poderosa
bateria de Grohl impulsionou a banda a um plano inteiramente novo, tanto visual
como musicalmente", acrescentando que: "Apesar de Dave ser um
'basher' impiedoso, suas partes também são distintamente musicais — não seria
difícil descobrir qual a canção que estava tocando, mesmo sem o resto da
música."
Durante as performances ao vivo, Cobain e
Novoselic sempre sintonizavam suas guitarras para Mi bemol. Cobain disse:
"Nós tocamos de modo difícil, não podemos ajustar nossas guitarras rápido
o suficiente." A banda costumava destruir seu equipamento após os shows.
Novoselic disse que ele e Cobain criaram essa "coisa" para sair do
palco mais cedo. Cobain afirmou que isso começou como uma expressão de sua
frustração com Chad Channing cometendo erros e desistindo
inteiramente durante as apresentações.
Composições e letras
Everett
True disse em 1989: "as canções do Nirvana tratam o banal e o vulgar
com um "esguelho" original." Cobain apareceu com os componentes
básicos de cada canção (geralmente compondo-as em um violão), bem como o estilo
de cantar e as letras. Ele enfatizou que Novoselic e Grohl "tiveram um
papel importante em decidir sobre quanto tempo uma canção deveria ter e quantas
partes deveria possuir. Então, eu não gosto de ser considerado o único
compositor." Quando perguntaram qual a parte das canções que ele
escreveria primeiro, Cobain respondeu: "Eu não sei. Eu realmente não sei.
Eu acho que começo com o verso e depois vou para o refrão."
Cobain normalmente escrevia as letras para as
canções minutos antes de gravá-las. Cobain disse: "Quando escrevo uma
canção, a letra é o assunto menos importante. Eu posso passar dois ou três
assuntos diferentes em uma canção e o título pode significar absolutamente nada
em todos." Cobain disse a Spin
em 1993 que ele "não deu a mínima" para o que as letras em Bleach
se tratavam, figurando: "Vamos apenas gritar algumas letras negativas e
contanto que elas não sejam sexistas e não ficarem muito constrangedoras, tudo
ficará bem", enquanto as letras de Nevermind foram retiradas de
dois anos de poesia que ele tinha acumulado, que ele retirou e escolheu as
linhas que ele preferiu. Em comparação, Cobain afirmou que as letras de In
Utero foram "mais focalizadas, elas são praticamente baseadas nos
temas".
Discografia
O Nirvana lançou apenas três álbuns de estúdio, Bleach, Nevermind
e In Utero
acompanhados de dois EPs,
Blew e Hormoaning.
Após a morte de Cobain, o Nirvana lançou três álbuns
ao vivo, sendo um acústico, o MTV Unplugged in New York. A banda
lançou várias coletâneas e box sets como Incesticide,
Nirvana, With the Lights Out, entre outras. O último
lançamento póstumo do Nirvana foi uma coletânea chamada Icon.
A banda
possui vinte e um singles,
com os singles de maior sucesso sendo "Love Buzz",
"About
a Girl", "Smells Like Teen Spirit", que foi a
canção de maior sucesso da história da banda, "Come
as You Are", "Lithium", "In Bloom",
"Heart-Shaped Box", "All
Apologies/Rape
Me", "Pennyroyal Tea" e "You Know You're Right", que foi lançado
após a morte de Cobain.
Aclamação e reconhecimento das canções
As canções do Nirvana receberam em sua maioria,
aclamação da crítica e tiveram um bom desempenho nas paradas pelo mundo. "Smells Like Teen Spirit" foi um
sucesso e recebeu a aclamação da crítica. A imprensa musical atribuiu à canção
o estatuto de "o hino de uma geração", colocando Cobain como um
relutante porta-voz da Geração
X. Em 2000, a MTV
e a Rolling Stone colocaram a canção no 3º lugar da
lista das "100 Melhores Canções Pop", apenas atrás da "Yesterday"
dos Beatles e
da "(I Can't Get No) Satisfaction"
dos The Rolling Stones, além de entrar em várias
listas de melhores canções e listas de fim de ano feitas pela Rolling
Stone, Melody Maker, The
Village Voice, entre várias outras. Também foi listada pela Rolling
Stone em 2004 no 9º lugar das "500 Maiores Canções de Todos os
Tempos" e listada no mesmo ano pela Uncut como a maior canção do
Nirvana. A canção ficou em 1º lugar na parada Billboard Modern Rock Tracks
nos Estados
Unidos e nas paradas da França, entre outros países, e foi o único single da banda a
ser certificado pela RIAA.
"Come as You Are" foi listada pela Kerrang!
como um dos "100 Maiores Singles de Todos os Tempos" ficando em 28º
lugar. Ela alcançou o 3º lugar na parada Billboard Mainstream Rock Tracks
nos Estados
Unidos. "Heart-Shaped Box" e "All
Apologies/Rape
Me" alcançaram a 4ª posição na Billboard Mainstream Rock Tracks,
e também alcançaram a 1ª posição na Billboard Modern Rock Tracks.
"Heart-Shaped Box" foi listada na posição 116 das "1001 Melhores
Canções de Sempre" e como a 4ª maior canção do Nirvana pela Uncut,
enquanto que "All Apologies" ficou na 3ª e "Rape Me" na 10ª
posição das "20 Maiores Canções do Nirvana"."All Apologies"
foi listada como 455ª canção na lista das "500 Maiores Canções de Todos os
Tempos" pela Rolling Stone.
"About a
Girl", que foi lançada inicialmente em Bleach, se tornou um
single do álbum acústico MTV Unplugged in New York, fazendo
muito sucesso e alcançando a 1ª posição na Billboard Modern Rock Tracks
e a 3ª posição na Billboard Mainstream Rock Tracks, e sendo considerada
a 2ª maior canção da banda, de acordo com a Uncut. "You Know You're Right", o último single
da banda, lançado após vários anos da morte de Kurt Cobain e também a última
canção gravada pela banda, alcançou as primeiras posições das paradas Billboard
Mainstream Rock Tracks e Billboard Modern Rock Tracks, sendo
considerada um dos singles do ano pelo Allmusic.
FONTE.: pt.wikipedia.org/wiki/Nirvana_(banda)
Nirvana - Smells Like Teen Spirit