No início dos anos 1970
surgiam várias vertentes do rock nos Estados Unidos e no Reino Unido;
o punk rock foi uma delas. Em 30 de março
de 1974 os
Ramones tocaram pela primeira vez, como um trio (Joey, Dee Dee e
Johnny).
Em 16 de abril
do mesmo ano, a banda realizou sua primeira apresentação no bar CBGB, que se tornava o
refúgio do rock underground nova-iorquino
da época. Ao longo de seus 22 anos de existência, os Ramones totalizaram 2.263
apresentações ao redor do mundo. O último show foi realizado em Los Angeles,
Califórnia,
em 6 de agosto
de 1996.
Em 2 de março
de 2002 a
banda foi incluída no Salão da Fama do Rock and Roll,
em 2004 a revista
Rolling Stone
elegeu as cem maiores personalidades dos primeiros cinquenta anos do rock, ficando os Ramones
em 26º lugar e em 2011 a
banda recebeu o prêmio Grammy Lifetime Achievement Award,
que prêmia o artista por toda a sua obra.
Anos 1971 - 1980
Quando Douglas
Colvin e John Cummings decidiram montar uma banda,
chamaram para a bateria um conhecido de Douglas, Jeffrey Hyman.
Nos primeiros ensaios John tocava a guitarra e Douglas tocava o baixo e
cantava. Para homenagear o produtor Phil Ramone,
batizaram a banda de Ramones e todos usaram "Ramone" como sobrenome,
como se fizessem parte de uma família. A história, porém, gera controvérsias,
uma vez que alguns afirmam que, na verdade, eles apenas fizeram uma brincadeira
com fato de Paul McCartney se registrar em hotéis sob o
pseudônimo de "Paul Ramon".
Nos primeiros ensaios os Ramones tentaram tocar
músicas de outras bandas, mas não conseguiram. Então decidiram escrever suas
próprias músicas. I Don't Wanna Walk Around With You foi escrita no
primeiro ensaio. Depois eles escreveriam I Don't Wanna Get Involved With You,
I Don't Wanna Be Learned, I Don't Wanna Be Tamed (o título era a
letra inteira, mas Joey cantava "Timed" no lugar de "Tamed")
e I Don't Wanna Go Down To The Basement. Eles não haviam escrito nenhuma
música "positiva" (isto é, sem as palavras "I Don't") até surgir
a música Now I Wanna Sniff Some Glue. Logo
após, It's A Long Way Back To Germany, Blitzkrieg Bop, I Don't
Care e Babysitter foram adicionadas ao repertório.
O conhecimento musical dos Ramones era limitado.
Dee Dee tinha dificuldade para tocar baixo e cantar ao mesmo tempo, assim como
Joey não conseguia cantar e tocar bateria ao mesmo tempo. A banda decidiu,
então, que os vocais ficariam com Joey, e que iriam procurar um novo baterista.
Foram feitos diversos testes no pequeno estúdio Performance Studio, onde
trabalhava um velho amigo dos integrantes da banda, Thomas Erdelyi. Antes de
cada teste, Erdelyi pegava as baquetas para mostrar aos candidatos como era o
estilo da banda, e como Johnny, Joey e Dee Dee não gostaram dos candidatos que
se apresentaram, logo ficou evidente que o melhor baterista para os Ramones
seria o próprio Erdelyi. Ele adotou o nome Tommy Ramone
e entrou na banda.
O primeiro show dos Ramones foi feito no Performance
Studios, em 30 de março de 1974. Logo a banda passaria a fazer shows na casa
noturna CBGB's, integrando uma cena "underground" composta por bandas
como Blondie, Television,
The Cramps,
Talking Heads,
The Voidoids
e The Patti
Smith Group.
Em 1975 conseguiram um contrato de cinco anos com a
gravadora Sire Records. Seu primeiro LP, Ramones, lançado em 1976, foi o primeiro
disco de Punk Rock
da história, inaugurando o estilo e tinha 14 músicas rápidas e curtas — a
duração do álbum é de pouco mais de 29 minutos - é considerado um dos álbuns
mais influentes de todos os tempos. A banda começou a fazer shows nos Estados
Unidos para divulgar o álbum, mas fora de Nova Iorque a recepção do público não
foi calorosa. A exceção foi a Inglaterra: um show realizado em Londres
em 4 de julho
de 1976
foi um grande sucesso. Entre os presentes no show estavam os integrantes de
bandas que ainda estavam dando seus primeiros passos, como The Clash
e Sex Pistols,
que compartilhavam com os Ramones as influências musicais de Stooges,
MC5 e New York
Dolls.
O ano de 1977 foi intenso para os Ramones. Lançaram Leave Home
e Rocket to Russia, excursionaram por toda a América do Norte, tocaram com o ídolo Iggy Pop
e visitaram a Europa
no meio e no final do ano. Nesta tour britânica de final de ano, registraram
quatro shows para lançar um futuro álbum ao vivo. O melhor show foi justamente
o show da virada de ano, quando tocaram no Rainbow Theatre juntamente com os Rezillos
e Generation X.
Gravado no dia 31 de dezembro de 1977, It's Alive
— que só seria lançado em 1979 — foi considerado por muitos como um dos cinco álbuns ao
vivo mais importantes da história do rock, com 28 faixas englobando os três
primeiros discos. Foi o último registro do baterista Tommy na banda.
No começo de 1978 o punk rock
estava de ressaca. Os Ramones lançaram três álbuns maravilhosos e não estavam
colhendo os frutos que mereciam. Os Sex Pistols instalaram o caos e acabaram
após uma desastrosa turnê norte americana. Tocar punk rock em Londres não era
mais cool. Várias bandas pioneiras desfizeram-se ou migraram para outros
estilos musicais como o new wave e o pós-punk.
Mesmo lotando todos os lugares em que tocavam, o
excesso de shows estava exigindo muito dos Ramones. A primeira baixa veio com a
saída do baterista Tommy, que tinha verdadeiro pavor das longas turnês que a
banda vinha fazendo. No seu lugar chamaram o ex-baterista do The Voidoids,
Marc Bell.
Bell, agora Marky Ramone,
entrou na banda no começo de maio e em algumas semanas já estava gravando o
álbum Road to Ruin com o grupo. Seu primeiro
show, em 29 de junho,
foi após a gravação do disco. O estilo e a competência de Marky se encaixaram
perfeitamente na nova proposta da banda. Queriam fazer um disco mais comercial,
mas sem deixar de lado as características iniciais dos Ramones. Contendo
músicas mais longas que os discos anteriores, lançaram um disco com apenas doze
faixas. Se em 1978 o punk apontava para novas direções, o Ramones fez o caminho
inverso: flertou com raízes ainda mais seminais do rock, e mostrou que sabia e
podia fazer um rock acessível e de qualidade. A produção resolveu
"amaciar" Road To Ruin com guitarras acústicas, com a balada Questioningly,
o cover de Needles and Pins, o solo de uma nota só em I Wanna Be
Sedated e com guitarras limpas na quase country Don't Come Close.
Os Ramones fizeram 154 shows para divulgar seu
quarto álbum, Road to Ruin, em 1978. Nesse ano o novo baterista Marky se
firmaria no quarteto. Em dezembro começaram as filmagens de Rock 'n' Roll High School, uma
película dirigida por um clássico diretor de filmes de classe B. A trilha
sonora do filme foi lançada em 1979, assim como o disco ao vivo It's Alive.
Como recebiam muito pouco dinheiro durante a gravação do filme em Los Angeles,
tinham que fazer shows nas cidades próximas para pagar a conta do hotel. Mas no
meio dessa correria, conheceram o homem que remixou duas músicas dos Ramones
para o filme e que viria a produzir o próximo álbum da banda.
A trilha sonora desta típica comédia adolescente
norte-americana tinha vários artistas, entre eles MC5, Devo, Eddie and the Hot
Rods, Chuck Berry
e, é claro, os Ramones, que apareciam com duas versões de Rock 'n' Roll High
School. Trazia ainda músicas ao vivo da banda, de um show de sete músicas
dos álbuns anteriores e outra música inédita chamada I Want You Around,
que aparece tanto na trilha sonora do filme como na coletânea All The Stuff (And More!) Volume 2.
Anos 1980-1990
No início da década de 1980,
conflitos começaram a provocar tensão na banda. Até então Joey tinha pouca
participação na composição das músicas — que ficavam praticamente a cargo de
Johnny e Dee Dee — mas nessa época ele passaria a ter um papel mais importante
nos bastidores.
End of the Century
Em uma tentativa quase desesperada de alcançar o
sucesso comercial, a gravadora e os Ramones havia chamado o produtor Phil Spector
para produzir o próximo disco da banda. Spector se tornou famoso na década de
60 produzindo discos de bandas como The Ronettes e Crystals, e na
década de 70 produziu diversos discos da carreira solo dos ex-Beatles John Lennon
e George Harrison.
Se antes os Ramones gravavam sete músicas no
primeiro dia de estúdio, com Spector foi muito diferente. Sendo extremamente
excêntrico e perfeccionista, Spector infernizou Johnny e Dee Dee. Johnny
chegava a ficar diversas horas gravando e repetindo acordes simples, até que
Spector achasse que estava bom. Com Dee Dee, a relação dentro do estúdio foi
pior e mais doentia. Os dois confrontavam-se por tudo, inclusive para ver quem
tinha a maior e mais bizarra coleção de armas.
Quem lembrava de End of the Century e Phil Spector com
saudades era Joey Ramone. Ambos se davam muito bem. Além de Spector ter sido um
ídolo de longa data do vocalista, ele ajudou Joey a trabalhar novas melodias de
voz e também a esmerar-se na composição de músicas realmente inspiradas,
consideradas as melhores canções do disco, como: Danny Says, Do You
Remember Rock 'n' roll Radio, Rock 'n' roll High School e I'm
Affected.
O disco teve a melhor recepção comercial da
carreira dos Ramones, mas foi mal recebido pela crítica especializada e pelos
fãs antigos, o que resultou em uma queda-de-braço entre Joey, que queria um som
mais pop, e Johnny, que desejava manter o estilo inicial da banda.
Anos 90: o final do grupo
Joey começou um demorado e trabalhoso, porém bem
sucedido, processo de abandono das drogas. Em 1990 parecia um tornado,
de tão ativo e intenso. Promovia festas, discotecava em clubes, aparecia em
programas de rádio e TV, fazia jam sessions com a nata do rock
nova-iorquino, conduzia painéis de discussão anticensura,
entre outras causas como aids, ecologia, direitos
animais e desemprego.
Agora Joey era visto como um rock star essencial e
de espírito elevado. Ainda arranjava tempo para gravar dois vídeos novos: Merry
Christmas' e I Believe in Miracles; além de compor várias músicas
novas. Mas ainda não era hora dos Ramones lançarem um álbum inédito. Trataram
de compilar os dois primeiros discos em um duplo e colocar umas faixas
inéditas. All The Stuff (And More!) Volume 1
trazia duas músicas ao vivo, duas em versão demo (I Can't Be e I
Don't Wanna Be Learned/I Don't Wanna Be tamed) e a música que entrou no lugar
de Carbona Not Glue (Babysitter) na versão britânica do Leave Home.
No ano de 1990 foi lançado "Lifestyle of
the Ramones", uma compilação de todos os vídeos que a banda tinha
feito, até a data.
Em 31 de maio de 1990,
"All The Stuff
(And More!) Volume 2" foi lançado. O disco duplo trazia na íntegra
"Rocket To Russia" e "Road To Ruin" e mais 4
faixas inéditas. Eram elas: I Want You Around (versão
original), Yea Yea, I Don't Want To Live This Life Anymore e S.L.U.G.
A década de 90 começou com Motörhead
compondo uma música chamada R.A.M.O.N.E.S. Joey foi quem se sentiu mais
honrado com o tributo prestado por Lemmy. Neste ano também foi lançado outro tributo chamado
"Gabba Gabba Hey", com vários artistas norte-americanos, entre
eles: Keith Morris,
D.I., Chemical People, os
irmãos Agnew, Jeff Dahl e duas bandas que estavam entre as prediletas de C.J.
na época, L7
e Bad Religion.
Em 1991 os Ramones definitivamente eram uma banda
universal. Turnê de 10 dias na Austrália,
10 na Espanha,
3 dias seguidos em Tóquio, Buenos Aires ou São Paulo
começou a se tornar rotineiro. Os argentinos eram os fãs mais fanáticos da
banda. Chegavam a fechar a rua do hotel e promoviam coros de "hey ho
let's go" no aeroporto que davam para ser ouvidos pela banda ainda
antes desta sair do avião. Em São Paulo, três apresentações cheias na extinta casa
de shows Dama Xoc. Numa das noites pós-show, Joey participou de um programa de
rádio e escolheu músicas de seus artistas favoritos: New York
Dolls, Stooges,
Motörhead,
MC5, The Who,
David Bowie,
Jimi Hendrix,
AC/DC,
Buzzcocks,
Blondie,
Alice Cooper,
Jane's Addiction e temas dos Ramones.
Em Barcelona os Ramones reservaram duas datas e gravaram Loco
Live, o segundo álbum ao vivo dos Ramones. O álbum saiu em duas versões:
europeia e americana. A diferença entre as duas era a capa e umas 5 faixas
diferentes entre as 33 presentes. Nesta época os Ramones estavam tocando em um
ritmo bem acelerado. C.J. fazia backing vocals certeiros e cantava Wart Hog,
Marky comandava o chimbal de forma impressionante, Johnny era perfeito na sua
simplicidade e Joey, mesmo atropelando frases, mostrava por que era um
vocalista soberbo.
Mondo Bizarro foi lançado no dia 1º de
setembro de 1992.
Com o sucesso do Nirvana e outras bandas alternativas, as portas
estavam abertas para os Ramones, que desta vez esbanjavam credibilidade. Mondo
Bizarro era esperado por muitos motivos, pois seria o primeiro registro de
estúdio após três anos sem Dee Dee Ramone.
O disco abria com Censorshit, música que
Joey compôs anos antes e já vinha tocando em algumas aparições solo. Marky
colaborou com dois temas pouco inspirados. Johnny não compôs nada e apenas
escolheu que música dos The Doors eles iriam tocar; fizeram uma versão
caprichada de Take It As It Comes, com Joe McGinty dos Psychodelic Furs
nos teclados.
Dee Dee que, não estava mais na banda, colaborou
com três temas: o hit do álbum, Poison Heart, e outras faixas
brilhantemente cantadas por C.J.: Main Man e Strenght To Endure. Poison
Heart ganhou o primeiro clip saído de Mondo Bizarro e era uma música que
Dee Dee tinha feito numa época em que ele estava tocando com Stiv Bators e Johnny
Thunders. Dee Dee vendeu os direitos autorais dessa música para
pagar uma fiança, pois estava preso por porte de drogas. Na verdade, Dee Dee
continuou compondo para os Ramones porque precisava de dinheiro e agora os
Ramones eram uma banda grande e vendia muito bem.
Produzido por Ed Stasium, Mondo Bizarro foi
um enorme sucesso comercial na época de seu lançamento. Mondo Bizarro é
definitivamente um álbum de Joey Ramone. Joey, que compôs 7 das 13 faixas,
estava há dois anos livre das drogas e do álcool e estava levando uma vida 100%
saudável, além de ter mergulhado na medicina holística, homeopatia,
quiropatia e até mesmo no yoga. O começo dos anos 90 foi a época mais feliz e criativa
do vocalista. Escrevia sobre diversos temas com maestria: censura,
política,
solidão,
fidelidade de seus fãs (It's Gonna Be Alright), temas ramônicos
clássicos como Heidi Is A Headcase e Cabbies on Crack; e para
fechar o álbum, Touring, originalmente composta por Joey em 81 e que em Mondo
Bizarro recebeu uma nova versão.
Mondo Bizarro foi sucesso de crítica e de vendas. Os Simpsons
prestaram um homenagem ao quarteto(chamando-os para cantar "happy
birthday" para o personagem Sr. Burns) e a gravadora pediu para que os
Ramones gravassem mais algumas versões dos anos 60, para futuro lançamento de
um CD, com o cover Take It As It Comes do The Doors
no lado A. O projeto se arrastou. A gravadora propôs algumas faixas para a
banda "fazer", então cada ramone escolheu as faixas que mais amavam e
que gostariam de regravar, e em 1993 foi lançado Acid Eaters.
Os Ramones sempre fizeram regravações de músicas antigas e o resultado quase
sempre era animador. Desta vez, elaboraram um álbum inteiro com músicas do
final dos anos 60, a época que mais influenciou Joey e Johnny Ramone.
Algumas escolhidas como Substitute, Somebody
To Love e I Can't Control Myself já tinham sido regravadas por Sex Pistols,
Agent Orange e Buzzcocks respectivamente. Também escolheram faixas obscuras
de bandas clássicas como Out Of Time dos Rolling
Stones e When I Was Young do The Animals.
Marky sugeriu a inusitada 7 And 7 Is e C.J.
escolheu Have You Ever Seen The Rain? do Creedence Clearwater Revival — o baixista
estava com prestígio sobrando e ficou responsabilizado por 3 belos vocais em My
Back Pages do Bob Dylan, Shape Of Things To Come dos Yardbirds
e Journey To The Center Of The Mind dos The Amboy
Dukes, faixa que abria o CD.
Apesar da qualidade indiscutível de mais este
álbum, Acid Eaters foi um erro comercial. O momento pós-grunge pedia por
novas canções ramônicas de punk rock simples e direto, lacuna preenchida
comercialmente pelo estrondoso sucesso de bandas novas como The Offspring
e Green Day.
A versão normal do álbum encerrava com Surf City
dos Beach Boys,
já a versão japonesa continha uma décima terceira faixa também dos Beach Boys,
intitulada Surfin' Safari.
Apenas em 1994 os outros Ramones
ficaram sabendo que o vocalista Joey estava com câncer.
Em 95, Joey deixou claro que os Ramones teriam que parar de fazer shows. O
vocalista estava ficando cada vez mais cansado e debilitado, afinal não era
nada fácil fazer shows longos e intensos, coberto por jaqueta de couro e
iluminação forte.
Além da saúde debilitada do vocalista, o grande
problema dos Ramones eram os vários anos de tensão e pouca comunicação entre os
integrantes. O fim da banda não era oficializado mas comunicaram à imprensa que
um último disco seria gravado. Nesse clima, foi lançado ¡Adios
Amigos!. O disco abre com um cover inusitado de Tom Waits.
Na sequência, três músicas de Dee Dee, sendo que a Makin Monsters for My
Friends e It's Not For Me To Know já tinham aparecido num disco solo
do antigo baixista.
Joey aparece com apenas duas faixas lentas e
brilhantes. Spiderman aparece como faixa escondida e I Love You dos
The Heartbreakers são outros dois covers do
álbum. Marky compõe Have a Nice Day, a faixa menos inspirada das 13
listadas. Metade do disco é de autoria da parceria Daniel Rey e Dee Dee, sendo
que em Born To Die In Berlin o antigo baixista canta o terceiro verso em
alemão, numa gravação feita por telefone. C.J.
canta em 4 músicas, e estreia como compositor na banda com duas músicas: Scattergun
e Got A Lot To Say.
Do lançamento de ¡Adios Amigos! até o fim da
banda os Ramones ficaram um ano excursionando e fazendo os últimos shows pelas
principais cidades do mundo. No dia 29 de fevereiro gravaram um show em Nova
Iorque, que deu origem ao terceiro álbum ao vivo do quarteto: "Greatest Hits Live" - lançado no meio do
ano de 96 e que serviu para promover a participação dos Ramones na turnê
Lollapalooza. Como o título sugere, Greatest Hits Live trazia as músicas
mais famosas do grupo, mas o atrativo principal era o registro ao vivo de
faixas de álbuns recentes como: I Don't Want To Grow Up, Strenght To
Endure, Spiderman, Cretin Family e The Crusher. Além
disso duas versões de estúdio enriqueciam o disco: um cover da sessentista Any
Way You Want It e uma regravação de R.A.M.O.N.E.S. do Motörhead.
Logo após este show em NYC o Brasil recebeu pela
última vez os Ramones em 6 datas emocionantes. Na sequência, o quarteto fez em Buenos Aires
o que seria o último show da história do grupo. Mas um convite para participar
do Lollapalooza alterou o curso da história. Neste show em Buenos Aires no
estádio de River Plate os Ramones tocaram junto com Iggy Pop
e Die Toten
Hosen para 70 mil argentinos alucinados.
A TV Argentina transmitia ao vivo o espetáculo para
todo o país. Antes de Blitzkrieg Bop Joey vai ao microfone e fala
"Don't cry for me Argentina". Dee Dee que morava em Buenos Aires na
época ficou de fazer uma participação mas esta acabou não acontecendo. Dee Dee
chegou no hotel na hora dos autógrafos, hora de tumulto e confusão, os
seguranças não reconheceram o ex-baixista que se sentiu esnobado. Finalmente a
produção achou Dee Dee e o colocou dentro da van que os levariam ao local do
show. Mas Dee Dee parecia perturbado e simplesmente pulou para fora da van e
sumiu.
O último show dos Ramones aconteceu no dia 6 de
agosto de 1996 no Palace em Hollywood. Chamaram vários convidados como Eddie Vedder,
Lemmy
Kilmister, Tim e Lars do Rancid, Chris Cornell
do Soundgarden
e Dee Dee
Ramone. Dee Dee ficou encarregado de cantar Love Kills mas
entrou errado na música e esqueceu quase toda a letra. Foi o show de número
2.263 e deu origem ao álbum e ao vídeo We're Outta Here!. Os Ramones eram a
epítome de NYC e fizeram o último show em Los Angeles apenas porque Johnny
estava se mudando para lá e queria que assim fosse. A ideia inicial era que o
último show fosse de graça no Times Square em NYC.
Após esta derradeira apresentação os Ramones ainda
receberam uma proposta irrecusável para fazer seus últimos shows na América do
Sul. Joey Ramone não aceitou, fato que deixou Marky e Johnny transtornados,
afinal esta única semana de shows pelo Brasil e Argentina dariam muito mais
lucro do que as seis semanas que fizeram no festival Lollapalooza. Joey sempre
foi a alma dos Ramones e para ele, tudo já tinha realmente acabado. Joey não
iria cantar por dinheiro, estava mais preocupado com seu projeto solo e sua
doença(no último show a voz de Joey nas ultimas músicas está cansada, não
mostrando o mesmo vigor de antes)
A última vez que eles todos se reuniram (exceto
Richie) foi em 99 no lançamento da compilação Hey Ho Let's Go, pela
Rhino e antes disso no final de 97 no lançamento da box set We're Outta Here.
Ramones - Pet Sematary
Discografia
Álbuns de estúdio
- Ramones (maio de 1976)
- Leave Home (janeiro de 1977)
- Rocket to Russia (novembro de 1977)
- Road to Ruin (setembro de 1978)
- End of the Century (janeiro de 1980)
- Pleasant Dreams (julho de 1981)
- Subterranean Jungle (fevereiro de 1983)
- Too Tough to Die (outubro de 1984)
- Animal Boy (maio de 1986)
- Halfway to Sanity (setembro de 1987)
- Brain Drain (maio de 1989)
- Mondo Bizarro (setembro de 1992)
- Acid Eaters (dezembro de 1993)
- Adios Amigos (julho de 1995)
Concertos no Brasil
- 1987 - Palace, São Paulo, SP
- 1991 - Dama Xoc, São Paulo, SP
- 1991 - Gigantinho, Porto Alegre, RS
- 1992 - Olympia, São Paulo, SP
- 1992 - Canecão, Rio de Janeiro, RJ
- 1994 - Olympia (três concertos), São Paulo, SP
- 1994 - Circo Voador, Rio de Janeiro, RJ
- 1994 - Parque da Gameleira, Belo Horizonte, MG
- 1994 - Gigantinho, Porto Alegre, RS
- 1994 - Pavilhão da Santur, Balneário Camboriú, SC
- 1994 - Pedreira Paulo Leminski, Curitiba, PR
- 1996 - Metropolitan (atualmente Citibank Hall), Rio de Janeiro, RJ
- 1996 - Clube Atlético Aramaçan, Santo André, SP
- 1996 - Olympia, (três concertos), São Paulo, SP
- 1996 - La Boom, Mogi das Cruzes, SP
FONTE.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ramones