Pink Floyd evoluíu de uma
banda de rock formada em 1964 que teve vários nomes - Sigma 6,
The Meggadeaths, Tea Set e The Abdabs,
The Screaming Abdabs, The Architectural Abdabs. Quando a banda
se separou, alguns membros os guitarristas Rado
"Bob" Klose e Roger Waters,
o baterista Nick Mason
e o instrumentista de sopro, Rick Wright---formaram uma nova banda,
chamada "Tea Set". Depois de um pequeno período com o vocalista Chris
Dennis, o guitarrista e vocalista Syd Barrett
se juntou a banda, com Waters mudando para o baixo.
Quando os Tea Set descobriram
que outra banda tinha esse mesmo nome, Barrett deu a ideia de um nome
alternativo, Pink Floyd Sound, em homenagem aos músicos de blues Pink Anderson
e Floyd Council.
Por um tempo a banda oscilou entre os dois nomes, até se decidirem pelo
segundo. O "Sound" foi deixado de lado rapidamente, mas o
"The" continuou sendo usado regularmente até 1968. Os primeiros
lançamentos no Reino Unido da banda, durante a era do Syd
Barrett, vinham creditados como The Pink Floyd, assim como em seus dois
primeiros singles nos EUA. Sabe-se que David Gilmour tenha se referido ao grupo
como The Pink Floyd até 1984.
Klose
- que era bastante influenciado pelo jazz, saiu depois de ter gravado somente uma demo, deixando
uma formação diferente com Barrett na guitarra
e vocais
principais, Waters no baixo e vocais de
apoio, Mason na bateria
e percussão,
e Wright revezando nos teclados
e vocais de
apoio. Barrett logo começou a escrever suas próprias composições,
influenciado pelo rock psicodélico Norte-americano e britânico (também pelo surf music),
com extravagância e humor. O Pink Floyd se tornou favorito no movimento
underground, tocando em casas como UFO Club,
the Marquee Club e The Roundhouse. No fim de 1966, a banda foi
convidada para contribuir com canções no documentário "Tonite Let's
All Make Love in London", de Peter
Whitehead. Eles foram filmados tocando duas faixas, ("Interstellar Overdrive"
e "Nick's Boogie") em janeiro de 1967. Apesar de que quase
nenhuma dessas canções tenham participado do filme, elas acabaram sendo
lançadas como "London 1966/1967" em 2005.
Como a popularidade da banda
ia crescendo, os membros formaram a Blackhill Enterprises em outubro de 1966, uma sociedade a
seis, com seus agentes Peter Jenner e Andrew
King, lançando os singles, "Arnold Layne",
em março de 1967
e, "See Emily Play". em junho de 1967. "Arnold
Layne" alcançou o número 20 das paradas britânicas, e "See
Emily Play" alcançou número 6, o que garantiu à banda a primeira
participação em cadeia nacional no programa de TV Top of the Pops em julho
de 1967. Anteriormente, eles haviam aparecido tocando "Interstellar
Overdrive" no UFO Club, em um curto documentário, "It's So Far Out
It's Straight Down". Isso foi ao ar em Março de 1967, mas apenas
transmitido à região de Granada
do Reino Unido.
Lançado em Agosto de 1967, o
primeiro álbum
da banda, The Piper at the Gates of Dawn,
é atualmente considerado um ótimo exemplo da música psicodélica britânica, e
foi bem recebido pelo críticos da época. Atualmente, é visto como o melhor
primeiro álbum por muitos críticos. As faixas, predominantemente escritas por
Barrett, mostram letras poéticas e uma mistura eclética de música, desde a
faixa de vanguarda com livre-forma, "Interstellar Overdrive",
até canções "assobiavéis" como "The Scarecrow",
inspirada nas Fenlands, uma região rural ao norte de Cambridge
(cidade de Barrett, Waters
e Gilmour).
As letras eram inteiramente surreais, às vezes fazendo referência ao folclore,
como em "The Gnome". A canção
refletia novas tecnologias de eletrônicos, com o uso constante de espaçamento
no estéreo,
edição de fita, efeitos de eco, e teclados.
O álbum foi um hit no Reino Unido, onde alcançou a 6ª posição das
paradas, mas não foi muito bem na América do Norte, alcançando a posição número
31 nas paradas dos EUA.
Durante esse período, a banda excursionou com Jimi Hendrix,
o que ajudou a aumentar sua popularidade. Um fato notável sobre o disco é que
ele foi gravado simultaneamente ao aclamado Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band
dos Beatles,
no estúdio da Abbey Road, e os integrantes das bandas frequentemente se
encontravam no corredor e conversavam sobre influencias musicais. Ambos álbuns
são hoje citados como o início do rock progressivo.
Durante esse período, o Pink Floyd se distanciou da cena psicodélica e se
tornou uma banda distinta, até dificil de se classificar. Os estilos
divergentes dos principais compositores - Gilmour, Waters e Wright - se
amalgamaram em uma sonoridade única. Essa era contém o que muitos consideram
serem dois álbuns obras-primas da carreira da banda, The Dark Side of the Moon e Wish You Were Here. O som se tornou mais
trabalhado e com colaboração de todos, incluindo letras filosóficas e linhas de
baixos mais aparentes de Waters, estilo único de guitarra de blues de Gilmour e
assustadoras melodias de teclados e texturas harmônicas de Wright. Gilmour foi
o vocalista dominante desse período, e contribuições de corais femininos e o
saxofone de Dick Parry
se tornaram parte do estilo da banda.
O Pink
Floyd são reconhecidos pelos seus prodigiosos espectáculos ao vivo, que
combinam as mais modernas experiências visuais com a sua música para criar um
espectáculo onde os próprios artistas são quase secundários. Os Pink Floyd, nos
seus primeiros tempos, foram das primeiras bandas a usar jogos de luzes
próprios nos seus espectáculos, projectavam slides e filmes e formas
psicodélicas numa grande tela circular. Mais tarde foram adicionados aos
espectáculos efeitos especiais, incluindo lasers, pirotecnia
e balões gigantes (um suíno gigante flutuava sobre a audiência durante a
actuação de "Pigs" do álbum Animals sendo a obra de George
Orwell Animal Farm
como inspiração).
O
espectáculo mais elaborado que os Floyd montaram foi o da digressão
de The Wall, no qual um grupo de músicos contratados tocava a primeira
canção usando máscaras de borracha (provando assim que os membros da banda não
eram reconhecidos pelas suas personalidades individuais). Depois, um gigantesco
muro era erguido, separando a banda da audiência e que no final do espectáculo
era demolido por explosões. Este espectáculo foi recriado por Roger Waters em 1990 no meio das ruínas do
Muro de
Berlim, convidando para o efeito músicos conhecidos como Bryan Adams,
Van Morrison,
Scorpions,
The Band,
Joni Mitchell,
Cyndi Lauper
e Sinéad O'Connor.
Os
prodigiosos espectáculos ao vivo serviram também de base ao grupo de rock
ficcionário Disaster Area
de Douglas Adams
(criadores do maior barulho do Universo, que usavam chamas solares nas suas
actuações) na série The Hitchhiker's Guide to the Galaxy.
Douglas Adams era amigo pessoal de Gilmour e tocou guitarra em um dos últimos
concertos da tournée de "The Division Bell", sendo que em uma das
datas era seu 42º aniversário.
FONTE.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pink_Floyd
FONTE.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pink_Floyd
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