Judas Priest é uma banda
britânica
de heavy metal
que foi criada em meados de 1969, em Birmingham. O primeiro disco
da banda, Rocka Rolla, foi lançado em 1974 pela Gull Records. A partir do
disco Sin After Sin, o terceiro da banda, todos
os seus trabalhos foram lançados pela Columbia/Sony
até 1990.
A banda vendeu cerca de 50 milhões de discos em 40 anos de existência.
A banda Judas Priest pode ser considerada uma das
precursoras do heavy metal moderno. O Judas Priest foi uma das
mais influentes bandas de heavy metal dos anos 70 encabeçando a New Wave Of British Heavy Metal
ou simplesmente NWOBHM
(Nova Onda do Metal Britânico) no final da década de setenta. Tratou-se da
primeira banda a unir o peso e temática violenta criados pelo Black Sabbath
à velocidade de alguns grupos de rock como o Led Zeppelin,
adicionaram uma frente de ataque com duas guitarras e também foram os
responsáveis pela retirada do blues característico de grupos de hard rock
britânico dos anos 70 formado pela tríade Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep
Purple. Foram também responsáveis pela adoção das roupas de couro com adereços
de metal cromados e correntes advindos do punk rock
entre os apreciadores de rock.
Primórdios 1969-1976
Formada por originalmente Al Atkins
(vocalista),
K.K. Downing
(guitarrista),
Ian Hill
(baixista)
e John Ellis
(baterista).
O nome Judas Priest (baseado no nome de uma música de Bob Dylan,
The Ballad Of Frankie Lee And Judas Priest) já havia sido usado por uma banda
anterior de Atkins e Ellis, que logo sairiam da nova formação, dando lugar a Rob Halford
(vocalista) e John Hinch (baterista) que
tinham tocado na banda Hiroshima. Mais tarde se juntou à banda mais um
guitarrista, Glenn Tipton (as guitarras dobradas seriam mais uma marca a ser
imitada entre as bandas de heavy metal inglesas que se seguiram).
Durante anos, lançando discos por selos locais, a
banda não conseguiu sair do underground (a sonoridade era realmente má) mas
conseguiu juntar uma legião de seguidores e outras bandas que copiavam seu
estilo.
Rocka Rolla
O álbum estreia da banda foi Rocka Rolla,
em 1974. O disco foi produzido por Rodger Bain, que ficou conhecido por
produzir os três primeiros álbuns do Black Sabbath. Após o lançamento, o
baterista John Hinch abandonou a banda e foi substituído por Alan Moore (que havia tocado algumas vezes
com o Priest logo após a saída de Ellis).
A banda aproveitou as composições de Al Atkins
sendo bem cantadas por Halford, mas o álbum não teve tão boa repercussão pela
crítica.
Sad Wings of Destiny
A banda lança Sad Wings of Destiny em 1976, disco bem
participativo por Rob Halford, teve boa repercussão pela crítica mas foi o
último gravado pela Gull Records.
Foi devido à falta de apoio por parte da Gull
Records que levou a banda a assinar contrato com a Columbia
Records. Logo de seguida a banda perdeu todos os direitos em relação
aos dois primeiros discos, bem como todas as demos até aí gravadas.
Sin After Sin 1977-1979
Com o álbum Sin After Sin
de 1977
a banda apareceu pela primeira vez nas paradas inglesas, com pesos como Sinner,
Dissident Aggressor e Call For The Priest, que até hoje são
pedidas nos shows e a Diamonds and Rust, um cover da cantora de Folk
Joan Baez. Foi o álbum estreia do jovem bateirista Simon
Phillips de apenas 19 anos.
Stained Class
Com o lançamento de Stained Class
em 1978, o Judas Priest já era considerada uma banda bastante influente, faixas
como Exciter e Beyond the Realms of Death que fizeram o álbum ser
um dos melhores já lançados pela banda.
Neste álbum, o Judas Priest encontra-se numa fase
transitiva, de um Heavy Rock para o Heavy Metal
propriamente dito. Dentre os álbuns da década de 70, todos possuiam uma
sonoridade mais Hard Rock, e "Stained Class" leva um
peso maior nas suas músicas.
A faixa "Better By You, Better Than Me",
na época, foi envolvida em um escândalo pois foi acusada de envolver dois
suicidios de adolescentes nos Estados
Unidos. A mídia então, usou um grande sensacionalismo contra a banda
e a banda foi processada pela família dos envolvidos. Mas no fim, nada foi
provado contra o Judas Priest ou que a mesma tenha incentivado a prática de
suicidio. Na verdade, as causas prováveis do suicídio eram que os adolescentes
sofriam abuso, mas o escândalo marcou definitivamente a imagem da banda.
Killing Machine
Killing
Machine de 1978 (lançado nos Estados Unidos com o nome Hell Bent For
Leather) continuou o sucesso do Judas Priest, consolidando a banda nas
paradas inglesas. O álbum mostrou que o Judas Priest estava mudando para um
estilo mais comercial, no entanto, ainda continha os temas obscuros líricos de
seus álbuns antecessores.
British Steel
Dave Holland, ex-Trapeze,
assumiu a bateria para o disco British Steel
de 1980, considerado um dos discos mais influentes do Metal mundial na época,
que teve pela primeira vez grande repercussão mundial, com hits como Breaking
The Law, que possui um riff marcante, e Living After Midnight, que viraram
hinos e de fácil assimilação, além de terem sido feitos videoclipes para essas
músicas.
Point of
Entry
Lançado em 1981, Point of Entry
continuou o sucesso do álbum anterior, tendo singles como Don't Go, Heading Out
to the Highway e Hot Rockin.
Screaming For Vengeance
O auge da carreira internacional da banda ocorreria
com Screaming for Vengeance de 1982, com a clássica Electric
Eye, obrigatória em qualquer show da banda, e o hit You've Got Another
Thing Coming. Foi um álbum muito bem vendido nos Estados Unidos, além de
alcançar boa posição na parada da Billboard 200.
Defenders of the Faith
Com o lançamento de Defenders of the Faith em 1984, a banda
continuou com seu sucesso mundial, sendo considerado um álbum clássico do Heavy
Metal, com sons pesados, rápidos e harmônicos. Foram gravados videoclipes para
as músicas "Freewheel Burning" e "Love Bites"
Turbo
O álbum Turbo, lançado em 1986 tratou-se do mais
polêmico da banda, que em busca de sonoridades mais atuais havia incorporado instrumentos
eletrônicos. Apesar da imensa vendagem (movida pelos excelentes
álbuns anteriores) o disco não foi bem aceito por crítica nem público. Turbo
incorporava avanços técnico-instrumentais oitentistas à sonoridade do Priest (o
mais marcante seria o uso de guitarras sintetizadas), mas soava prejudicado
pela temática das letras e pela sonoridade muito comercial, incompatível com a
história da banda. O próprio visual da banda durante o período, com roupas,
cortes de cabelo, postura e a produção de palco da turnê assemelhava-se as de
outras bandas da época, saindo de sua imagem original.
Ram it
Down
O álbum seguinte, Ram It Down,
de 1988 foi um retorno à sonoridade e ao visual característico da banda, porém
é acusado por muitos de ser um ponto ainda mais baixo na carreira do Judas,
aprofundando radicalmente todos os aspectos negativos de seu antecessor, sem
contar, entretanto, com as virtudes deste (como performances menos inspiradas,
segundo os críticos). Até hoje, apesar das veementes negativas da banda,
cogita-se que parte das baterias usadas na mixagem final seja eletrônica.
Painkiller e a saída de Halford
A volta por cima seria dada em 1990 com o excepcional Painkiller,
um disco moderno, rápido e violento, que trouxe de volta à ativa o gênero Speed Metal
que estava um pouco esquecido na época.
Alguns fãs mais ortodoxos, não consideram
"Painkiller" um álbum tão bom quanto os lendários Screaming For Vengeance
e Defenders Of The Faith". Em algumas músicas, podemos perceber
claramente a sonoridade típica do Judas Priest, como em "Night
Crawler", "Leather Rebel","Battle Hymn"(esta última,
instrumental). Mas em outros como a faixa título e "Metal Meltdown",
vemos uma violência excessiva, muito pesado. Com o novo baterista Scott Travis,
na ocasião também integrante do Racer X, a banda se apresentou no Brasil na
segunda edição do Rock In Rio, não deixando ninguém parado na
noite do Metal, em uma noite memorável junto com outros grandes nomes da cena
como Megadeth
e Queensrÿche,
além do Sepultura "from Brazil".
Em 1992, Rob Halford abandonou a banda para montar o Fight que a princípio
deveria ser apenas um projeto paralelo, após isso o Judas entrou em hiato
indefinido.
The Ripper
Após um longo período de indecisão, em 1996 o Judas
Priest anunciou que iria voltar com um novo vocalista e para o lugar de Halford
foi escolhido Tim
"Ripper" Owens que havia integrado no Winters Bane
e durante anos em uma banda cover do Judas Priest (fato esse que inspirou o
diretor Stephen Herek a compor e
produzir o filme Rock Star.
Jugulator
Desta tentaviva coberta de sucesso, sai em 1997 o
álbum Jugulator,
que trazia uma banda totalmente diferente de tudo que já havia feito. Um álbum
muito mais pesado mesclando heavy com thrash
além de elementos do Industrial Metal e diferente do Speed Metal
de Painkiller. Os cultuados solos
da banda, por exemplo, deixam de ser tão elaborados como em seu antecessor.
'98 Live
Meldown
Em 1998 sai '98 Live Meltdown. Um álbum
duplo ao vivo com músicas antigas e canções recentes, todas adotando a nova
sonoridade da banda, com forte influência do Thrash Metal. Ripper Owens se
mostra versátil na interpretação das canções da era de Rob Halford, além de
suas próprias músicas - uma de suas contribuições para o Judas Priest mais
lembradas é a sua versão para "Diamonds & Rust"
(originalmente de Joan Baez) do disco Sin After Sin.
Demolition
Em 2001 sai Demolition. Seguindo as mudanças iniciadas em Jugulator, o
Judas tende ao metal moderno (até por vezes alternative / new metal), sem olhar
para trás. Demolition marca a consolidação de Ripper Owens como vocalista, e um
estilo musical diferente. Novamente, gerou discórdias, com muitos fãs radicais
não aprovando o resultado final.
2003, a volta de Halford
Em 2003 começam boatos sobre a saída de The Ripper e a volta de
Halford ao Judas Priest. E mais tarde surgiu na mídia especializada a notícia,
só que de forma oficial, dando conta que Rob Halford confirmava sua volta ao
Judas Priest, e que conseqüentemente Tim "Ripper" Owens seria
demitido da banda. Foi o que aconteceu, mas de forma profissional, educada e
amigável, tanto pelo lado do vocalista quanto pelo lado do Judas Priest. Após
ser tudo oficializado, Tim Owens deu algumas declarações na imprensa falando
sobre sua partida do Judas Priest: Disse que estava agradecido pelos anos que
passou no Judas, provavelmente os melhores de sua vida. E o melhor de tudo era
que a amizade entre os membros do Judas Priest não seria afetada. Com a volta
de Halford, a banda faz uma turnê comemorativa e se apresenta em 2004 pela primeira vez no Ozzfest,
nos Estados Unidos.
Angel of Retribution
Em 2005, sob ótima recepção e para concretizar a
reunião da formação clássica, sai o aguardado novo álbum da banda com Halford
nos vocais - Angel of Retribution é uma volta ao Metal mais tradicional
e característico da banda. A turnê desse disco trouxe o Judas Priest de volta
ao Brasil em Setembro de 2005 e rendeu o DVD "Rising in The East",
que foi gravado ao vivo no Budokan, em Tóquio, no Japão.
Nostradamus
Em 2008, a banda veio com um disco duplo e conceitual Nostradamus,
um álbum duplo centrado em torno do vidente e alquimista francês deste nome, e
é o primeiro álbum conceitual lançado pela banda. No início, o álbum não foi
bem aceito por alguns fãs ortodoxos e jovens, por ser muito complexo. Mas
atingiu a 11ª posição na Billboard 200, a melhor posição de um álbum do
Judas na parada americana.
2010-atualmente
Em 7 de dezembro de 2010, foi anunciado no
site oficial da banda a turnê "Epitaph". No ano seguinte,
meses antes à turnê a banda anunciou a saída oficial de K.K. Downing,
Richie
Faulkner assumiu o posto de 2º guitarrista na turnê que marcou a
despedida dos grupo dos grandes shows mundiais.
Discografia
Álbuns de estúdio
- 1974 - Rocka Rolla
- 1976 - Sad Wings of Destiny
- 1977 - Sin After Sin
- 1978 - Stained Class
- 1978 - Killing Machine
- 1980 - British Steel
- 1981 - Point of Entry
- 1982 - Screaming for Vengeance
- 1984 - Defenders of the Faith
- 1986 - Turbo
- 1988 - Ram It Down
- 1990 - Painkiller
- 1997 - Jugulator
- 2001 - Demolition
- 2005 - Angel of Retribution
- 2008 - Nostradamus
Ao vivo
- 1979 - Unleashed in the East
- 1987 - Priest...Live!
- 1998 - '98 Live Meltdown
- 2003 - Live in London
- 2005 - Rising in the East (DVD)
- 2006 - Live Vengeance '82 (DVD)
- 2009 - A Touch of Evil live
Compilações
- 1978 - The Best of Judas Priest
- 1981 - Hero, Hero
- 1989 - The Collection
- 1993 - Genocide
- 1993 - Metal Works '73-'93
- 1996 - Prisoners of Pain
- 1997 - The Best of Judas Priest: Living After Midnight
- 2004 - Metalogy
- 2006 - The Essential Judas Priest
- 2011 - Single Cuts