Lynyrd Skynyrd é uma banda
de southern
rock estadunidense. Tornou-se conhecida no sul dos Estados Unidos em 1973, ganhando maior
notoriedade internacional principalmente após a morte de diversos integrantes e
do principal compositor Ronnie Van Zant em um acidente aéreo ocorrido em 1977 próximo a Gillsburg, Mississipi.
A banda retornou em 1987, tendo como líder Johnny
Van Zant,e continua a gravar e a se apresentar até hoje. O grupo foi
incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em 13 de
março de 2006. A
banda ao longo de sua carreira ja vendeu mais de 40 milhões de discos.
A
origem
O núcleo do que mais tarde viria a ser o Lynyrd
Skynyrd foi formado em meados de 1964, na
cidade portuária de Jacksonville, sul da Flórida. Ronnie Van Zant e um vizinho, Robert Burns (Bob), que tinha uma bateria, se juntaram ao
colega de escola Gary Rossington que por sua vez, sugeriu para a
então banda em formação o baixista Larry Junstrom.
Faltava à banda de garotos um amplificador. Por ter
o aparelho e também tocar guitarra, além de ser colega de escola dos outros
integrantes, Allen Collins (Larkin Allen Collins Jr.),
então no The Mods, juntou-se à banda iniciante.
Começaram a tocar influenciados por country, rock britânico (Rolling Stones, Yardbirds, Cream) e blues. Os
barulhentos ensaios aconteciam na garagem da casa de Burns. "Nos
plugávamos nossas guitarras no canal limpo, Ronnie colocava seu microfone no
normal - eram os três em um amplificador - e Bob tocava bateria. Foi assim que
começamos", disse Gary.
Neste período a banda mudou várias vezes de nome: o
primeiro foi My Backyard, seguido por Noble Five, Wildcats, Sons of Satan,
Conqueror Worm, Pretty Ones, e One Percent.
O nome Lynyrd Skynyrd surgiria um pouco mais tarde.
Durante um show, Ronnie Van Zant anunciou a banda com o nome de Leonard Skinner
- o famigerado instrutor de ginástica dos então estudantes Ronnie, Gary e Bob
na Robert Lee High School em Jacksonville, que vivia dando suspensão aos
garotos por causa dos seus longos cabelos, comportamento que se chocava contra
as rígidas normas da escola.
"Nós somos (a banda) One Percent, mas vamos
mudar nosso nome esta noite. Todos que quiserem que mudemos para Leonard
Skinner, aplaudam!", disse Ronnie. A platéia conhecia o professor e
aprovou o nome no ato. Em seguida, os membros substituíram as vogais por Y,
segundo Gary, "para preservar a identidade do culpado".
Passaram a ensaiar numa espécie de barracão de madeira e zinco, tão
pequeno e quente que foi apelidado pelos integrantes de "Hell House",
ao sul de Jacksonville. Foi no calor sufocante da Hell House que o som da banda
começou a tomar forma - country, blues e hard rock eram a base sonora do grupo. A despeito das
condições severas, a banda estava determinada a ser bem-sucedida, a não perder
de vista seus sonhos. Além de músicas próprias, tocavam covers entre outros, de
Cream e Creedence
Clearwater Revival.
Fazem uma turnê com a banda Strawberry Alarm Clock. A banda começa a ter o nome
destacado, estabelecendo-se no sul (Flórida, Tennessee, Geórgia e Alabama) como um bom grupo ao vivo. Neste tempo, juntam-se
ao Lynyrd Skynyrd os roadies Dean Kilpatrick e Kevin Elson.
As
primeiras gravações
Em 1968, o
Lynyrd Skynyrd consegue gravar um single, "Need All My Friends", em
"Shade Tree", um título baseado em sua cidade natal. O lado B do
single apresenta a canção "Michelle" - uma música que se comparada
com o que viria mais tarde, demonstrava o quanto o Lynyrd Skynyrd da época
tinha uma sonoridade básica, mas onde já se notavam lampejos de ferocidade
futura.
Em outubro de 1970, a banda
já contava cinco anos de existência e centenas de apresentações. Como
empresário, passaram a contar com Alan Walden, irmão
do presidente da Capricorn Records. Alan conseguiu para o Skynyrd a gravação de algumas demos no Quinvy
Studios, Muscle Shoals, Alabama. As gravações - com a primeira versão de
"Freebird" e outros futuros clássicos - foram concluídas em duas
sessões, durante a primavera de 1971.
Neste ano, por um breve período (até o início de 1972),
participou da banda Rickey Medlocke, tocando bateria. Ele também contribuiu com
algumas composições e chegou até a cantar. Curiosamente, Rickey retornaria ao
Skynyrd em 1996 como guitarrista, sendo idolatrado pelos novos
fãs.
O baixista Leon Wilkeson entrou na banda no final da segunda sessão, em
1972. Trabalharam como produtores das demos Jimmy Johnson e Tim Smith, que mais
tarde seriam homenageados por Ronnie em "Sweet Home Alabama", como
"The Swampers".
Também nessa época junta-se a banda o excelente tecladista Billy Powell. Billy entrou para o Lynyrd Skynyrd como roadie. Um dia,
ao ouvi-lo tocando piano entre as sessões de gravação, Ronnie perguntou porque
nunca havia dito que sabia tocar o instrumento. Powell respondeu que estava
feliz com seu trabalho de roadie e não ambicionava tocar com a banda. Mas
Ronnie tinha outras idéias bem antes de Billy fazer parte do grupo e o convidou
para integrar o Skynyrd.
Powell é o integrante do grupo com melhor instrução
formal de música, tendo estudado piano. Apesar
de ser basicamente uma guitar-band, o Lynyrd Skynyrd ganhou muito com os
teclados - impossível conceber "Freebird" sem a intensa introdução
criada por Billy, o belíssimo solo de "Tuesday's Gone" e os arranjos
de diversas outras.
O "Southern Rock", com bandas como Allman Brothers Band, Marshall Tucker Band e Wet Willie, estava
no auge, assim como de forma geral, o blues-rock, através de bandas inglesas, que beberam da fonte,
como o Led Zeppelin e Free (esta uma grande influência ao Skynyrd, tanto da
parte do vocalista Paul Rodgers, para Ronnie, e do guitarrista Paul Kossof, para
Gary).
O Lynyrd Skynyrd retornou a Jacksonville e posteriormente, estabeleceu-se em Atlanta, passando a tocar no Funnochio's, um clube
barra-pesada, conhecido como o mais perigoso da cidade - algo que em parte,
colaborou para a posterior reputação dos membros da banda serem beberrões,
encrenqueiros e mal encarados.
A vida pessoal dos integrantes havia mudado: Allen Collins casara-se com Kathy Johns em 1970
e Ronnie - que fora casado brevemente com uma mulher chamada Nadine, e com
esta, teve uma filha, Tammy - casa-se novamente em 1972, com Judy Van Zant
Jenness, que sempre apoiou a carreira do marido.
O faz-tudo (músico-performer e produtor) Al Kooper, que tinha deixado o Blood,
Sweat & Tears, havia
criado um selo chamado Sounds of the South com distribuição pela MCA Records. Em turnê tendo o Badfinger como banda de apoio, Kooper nota o Lynyrd Skynyrd
em Atlanta e os convida para assinarem contrato com o seu selo. Al Kooper
produziu o primeiro disco do Skynyrd no qual tocou diversos instrumentos.
Leon saiu brevemente do Skynyrd neste meio tempo e
Ronnie lembrou-se de Ed King, ainda da turnê com o Strawberry Alarm Clock. O gorducho Ed foi convocado
para o contrabaixo. Depois, quando retornou, Leon encontrou a formação do
Skynyrd estabelecida com nada menos que três guitarristas, imprimindo aquela
que seria uma das principais características da banda: o furioso ataque de três
guitarras solo.
Allen dividia-se basicamente entre uma Gibson Firebird, uma
Explorer com alavanca e uma Fender Stratocaster com braço de Telecaster; Gary
usava sua inseparável Les Paul '59, apelidada de
"Berniece" e uma SG, e Ed King dava preferência a uma Stratocaster.
O novo formato da banda trouxe boa dose de
inspiração e dessa fase de criatividade surgiu "Sweet Home Alabama",
que só seria lançada mais tarde.
O disco
de estreia
Iniciam a gravação de "pronounced 'lĕh-'nérd
'skin-'nérd" (em português, "pronunciado 'lĕh-'nérd
'skin-'nérd"), seu disco de estreia, no estúdio 1 de Doraville, Georgia,
tendo Al Kooper como produtor e Rodney Mills como engenheiro de som. Kooper foi
praticamente um membro da banda no disco: tocou contrabaixo e mellotron (ouça
"Tuesdays Gone"), além de fazer back vocals, sob o pseudônimo de
Roosevelt Gook.
Em 1973 assinam
com a MCA Records e lançam o "pronounced
'lĕh-'nérd 'skin-'nérd". Sucesso imediato do disco, apesar de sua longa
duração, "Freebird" se tornaria uma espécie de hino, tocando de forma
maciça nas rádios. Também se destacaram no trabalho "Gimme Three
Steps", "Simple Man" e "Tuesday's Gone". Para muitos,
o melhor disco do Skynyrd.
Pete Townshend, guitarrista do The Who, assiste a uma apresentação do Skynyrd, gosta do
que vê e convida a banda para abrir os shows do Who durante a turnê Quadrophenia. Na noite de 20 de novembro de 1973, um
aterrorizado Lynyrd Skynyrd, que só havia tocado em pequenos bares e clubes,
enfrentou a platéia do Cow Palace, em San Francisco, temendo o pior - o público do Who em geral
hostilizava outras bandas. Resolveram tocar "o mais bêbados
possível". Mas foram bem recepcionados.
Uma análise das letras de Ronnie Van Zant indica que ele sempre as apoiava sob questões
contraditórias. A tensão entre a fé e o desespero, entre a procura pela
liberdade e segurança de um lar, entre o pecado e a salvação, seria tema
central das letras de Ronnie durante o resto da sua vida. Um dilema que ele
nunca buscou resolver, talvez porque soubesse que nunca teria uma resposta
definitiva.
O
segundo disco
As sessões de gravação de "Second
Helping", em janeiro de 1974, no Record Plant, começaram turbulentas. "O problema é que nós
estávamos no estúdio 1, os Eagles (The Eagles) estavam no outro, Stevie Wonder estava gravando no terceiro, e John Lennon e Jackson Browne estavam ao redor. A banda se sentiu nervosa um
bocado de tempo, especialmente no dia em que John Lennon esteve em nossa sala
de controle. Eles ficaram congelados - foi o fim do trabalho naquele dia"
- Kevin Elson.
Também havia a pressão para que produzissem outro
clássico como "Free Bird". Ronnie sugeriu que "Sweet Home
Alabama" poderia ser o tão aguardado hit, mas Kooper e a MCA achavam que
"Alabama" era muito "regional" e optaram por lançar como
música de trabalho do disco "Don't Ask Me No Questions". Esta escolha
revelou-se equivocada, mas com o posterior lançamento de "Alabama" -
ácida resposta a canção "Southern Man", de Neil Young - a situação se reverteu: lançada em junho de 1974, "Sweet
Home Alabama" chegou ao número 8 nas paradas fazendo com que "Second
Helping" recebesse disco de ouro.
O sucesso de "Alabama", apesar da
polêmica letra, teve outra conseqüencia: identificou o Skynyrd como uma
"Southern Band": a MCA decidiu acrescentar aos palcos nos shows da
banda a bandeira confederada, completando a imagem. A concepção comum era que
Ronnie e seus companheiros não passavam de uns reacionários, mas a verdade é
que a letra de "Alabama" e de outras canções semelhantes em temática
expressava as frustrações e aspirações de todos os residentes no sul.
E "Alabama" não era bem o que parecia
ser: Ronnie disse certa vez que era uma piada, uma brincadeira com Neil Young,
fato reforçado por uma declaração de Gary: "Nós amamos Neil Young. Ele é um
grande cara, um grande músico e um grande letrista". Várias fotos mostram
Ronnie com uma indefectível camiseta negra na qual aparece Young - homenagem
mais explícita, impossível.
A turnê
da tortura
Os excessos da turnê subseqüente minaram a saúde do
batera Bob Burns que "pendurou as baquetas", após uma
série de shows pela Europa, cedendo lugar ao excelente Artimus Pyle. Para muitos, mesmo com a fundamental contribuição
de Burns em vários dos clássicos da banda, Pyle é o baterista do Lynyrd
Skynyrd.
Quando a banda entrou no Webb IV Studios, em
Atlanta (janeiro de 1975) tinha
apenas uma canção pronta - "Saturday Night Special" - ainda com
participação de Burns. Em vinte e um dias, trabalhando dezesseis horas por dia,
eles só conseguiram terminar pouco mais de sete canções, mas a qualidade do
material não correspondeu aos trabalhos anteriores. Por essa razão Ronnie
chamou o disco de "Nuthin' Fancy".
Ainda assim este disco atingiria o número 9 das
paradas reservando ouro ao Skynyrd. Single do trabalho, "Saturday Night
Special" se tornou clássico imediato nos shows e uma crítica de Ronnie ao
que de certa forma, a banda era acusada por muita gente.
Teria início a famigerada "Torture Tour",
ou "Turnê da Tortura", como a apelidaram os integrantes do Lynyrd
Skynyrd. Apesar do sucesso comercial, a excursão foi marcada por brigas,
quartos de hotel destruídos, performances desastradas, e datas canceladas. Para
completar, Ed King saiu da banda, por problemas pessoais. Allen e
Gary tiveram de dividir as partes de guitarra que Ed tocava durante as
restantes seis semanas da "Turnê da Tortura".
Disse Ronnie sobre a turnê: "Nós tinhamos
garrafas de Dom Perignon, whiskey, vinho e cerveja…Nós não seríamos capazes de
lembrar da ordem das músicas. Fizemos o Who parecer com garotos indo para a
igreja domingo…"
A imprensa, claro, deitou e rolou, tachando os
caras como um punhado de rednecks bêbados e loucos. Isso irritava Ronnie, que
buscaria retrabalhar a imagem do Lynyrd Skynyrd.
Para o quarto álbum, foi convocado o produtor Tom Dowd, que havia trabalhado com Aretha Franklin, Ray Charles, em "Layla" (Eric Clapton), e no "Allman's Live at the Filmore
East"(Almann Brothers Band).
Apesar da mão segura de Dowd, "Gimme Back My Bullets" (1975) nome do
disco, foi muito criticado e é tido (por boa parte dos críticos) como o mais
fraco da carreira da banda. Na época, o característico "exército de
guitarras" estava reduzido a dois instrumentos; o tempo para gravação
tinha sido escasso (tinham tido anos para compor o repertório dos dois
primeiros discos, mas o terceiro e quarto foram virtualmente escritos no
estúdio). De qualquer forma "Bullets" alcançou o Top 20 garantindo o
quarto ouro consecutivo da banda.
Logo após, os shows ao vivo da banda passaram a
contar com o backing vocals das maravilhosas Honkettes - Jo Jo Billingsley,
Leslie Hawkins e Cassie Gaines.
O último voo
Em outubro de 1977 o Lynyrd Skynyrd
se encontrava num ponto alto de sua carreira. A revigoração do grupo com a
entrada de Steve Gaines, uma série de shows antológicos - fase
bem representada pelo concerto em Knebworth no ano anterior - e a ótima
receptividade ao álbum "Street Survivors" reforçavam o excelente
período pela qual passava a banda.
Decidem trocar o ônibus utilizado nas turnês por
um pequeno avião modelo Convair 240 manufaturado em 1947. O avião,
apelidado de "Free Bird", facilitaria as viagens daquela que prometia
ser uma movimentada turnê e que em breve teria inicio.
No dia 20 de
outubro, a banda tinha como compromisso um show no Lousiana State University,
Baton
Rouge, Luisiana.
O Convair, com 26 pessoas - a banda, sua equipe e dois tripulantes - levantou
vôo de Greenville, Carolina
do Sul, no final da tarde. Por volta das 18h42 o avião apresentou problemas
e começou a perder altitude. Um dos motores parou durante o vôo, e os pilotos
tentaram transferir o combustivel restante para o outro motor, sem efeito. Ou
antes, o procedimento teve um resultado: esgotou de forma mais rápida o
combustível que restava, parando o segundo motor. O avião começou a cair rapidamente.
O piloto ainda tentou desviar para um aeroporto próximo, mas as asas começaram
a colidir contra as árvores mais altas.
Quando perceberam que o avião estava caindo, Van
Zant agarrou um travesseiro de veludo vermelho e deu um aperto de mão em Artimus
Pyle, segundo este contou (o baterista foi um dos poucos sobreviventes que
não perdeu a consciência). "Ele olhou para mim e sorriu, como apenas ele
conseguia sorrir, falando para não me preocupar, com seus olhos castanhos
dizendo 'Bem, é hora de ir, parceiro'. Dois minutos depois ele estava morto com
um ferimento na cabeça".
O avião caiu em uma densa floresta, em uma área
pantanosa próxima a Gillsburg, McComb, Mississipi.
Na colisão, o avião partiu-se no meio. O guitarrista Steve Gaines, o roadie
manager Dean Kilpatrick, o piloto
Walter MacCreary e o co-piloto William Gray morreram na hora. Ronnie foi
arremessado contra a fuselagem do avião sofrendo traumatismo craniano. Também
faleceu instantaneamente. De acordo com relatos de Pyle e do tecladista Billy
Powell, Cassie Gaines sofreu um profundo ferimento na
garganta e sangrou até a morte em seus braços.
"Após o acidente, o empresário da banda
alugou dois aviões e nos levou ao local em McComb. Eu continuava não
acreditando. Eu não acreditei quando voltei para casa, continuei não
acreditando após o funeral e por um longo tempo depois", disse Judy Van Zant Jenness,
viúva de Ronnie.
Como geralmente acontece nesses casos, a tragédia
resultou em maior exposição do Skynyrd e na venda de milhares de discos. Alguns
dias após o acidente, Teresa Gaines, viúva de Steve,
pediu a MCA que substituísse a capa de "Street Survivors" - que
apresentava chamas ao fundo, as quais envolviam especialmente a imagem de
Steve, certamente algo que assumiu um novo e triste simbolismo após o acidente.
Os corpos de Steve Gaines e de sua irmã Cassie
Gaines foram cremados e as cinzas sepultadas no cemitério Jacksonville Memory
Garden. Ronnie foi sepultado no mesmo cemitério, juntamente com seu chapéu
Texas Hi-Roller negro e sua vara de pescar favorita. Cento e cinquenta amigos e
familiares participaram do serviço fúnebre, marcado pela mensagem do ministro David Evans,
de que Ronnie Van Zant, o carismático e visionário vocalista do Lynyrd Skynyrd
não estava morto; ele vivia em espírito no céu e terra, através de sua música.
Neste ponto, o Skynyrd transcendia o status de
banda de Southern Rock para se transformar em um mito. Acredito também que este
é epílogo de uma grande banda. O que veio depois, até os novos fãs precisam
admitir, não pode ser comparado ao que foi o Lynyrd Skynyrd em priscas eras. De
qualquer forma, poucos meses depois do acidente, foi lançado um single de
"What's Your Name?" que alcançou a 13ª posição nas paradas seguido de
outro single de sucesso, com a música "You Got That Right". O disco
"Skynyrd's First…and Last", apresentando músicas gravadas entre 1970
e 1972, mas não lançadas oficialmente, obtém disco de platina.
Dois anos após o acidente, em 1979, os membros
sobreviventes da banda, com exceção do batera Artimus
Pyle (que quebrara o braço em um acidente de moto) se reúnem em um novo
grupo, chamado Rossington-Collins Band.
Participa da banda a vocalista Dale Krantz - backing vocal da
banda .38
Special, do irmão de Ronnie, Donnie
Van Zant. Dale mais tarde se casaria com Gary
Rossington.
Sai a coletânea dupla "Golden &
Platinum", que chega ao Top 15 e também recebe platina, sendo o quarto
álbum consecutivo da banda a receber essa distinção. O álbum de estréia da
Rossington-Collins Band, "Anytime, Anyplace, Anywhere" tem como
destaque o single "Don't Misunderstand Me", e alcança ouro.
Depois do segundo álbum, "This Is The
Way" a Rossington-Collins Band, apesar do relativo sucesso, se desfaz -
durante um show, talvez ainda desorientado com a morte recente de sua esposa, Kathy Johns, Collins colocou sua
guitarra no chão e saiu do palco, não mais retornando. Rossington forma a Rossington Band e Collins a Allen Collins Band.
Mas o elétrico e ainda inexplicavelmente
subestimado guitarrista Allen Collins - que segundo Pyle, foi "a pessoa
mais honesta" que ele conheceu - ainda viveria anos de muito sofrimento.
Discografia
Álbuns de estúdio
- (Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd) (1973)
- Second Helping (1974)
- Nuthin' Fancy (1975)
- Gimme Back My Bullets (1976)
- Street Survivors (1977)
- Lynyrd Skynyrd 1991 (1991)
- The Last Rebel (1993)
- Twenty (1997)
- Edge of Forever (1999)
- Vicious Cycle (2003)
- God & Guns (2009)
- Last Of A Dyin' Breed (2012)