Dick
Dale (Boston,
4 de maio de 1937), nome artístico de Richard Anthony
Monsour, é um guitarrista de surf rock. Foi considerado o 74º melhor guitarrista de todos
os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone.
Seu
maior sucesso é a versão que fez da canção "Misirlou", presente na trilha sonora do filme Pulp Fiction e também na do jogo Guitar Hero II. O grupo Black Eyed Peas usou samples na música no hit Pump It. Ele atende por "The King of Surf Guitar". É
considerado o vovô do Heavy Metal. Além do acima citado, Dick Dale, é também o
indireto responsável pela existência dos cabeçotes de 100 Watts RMS e pela
presença de uma unidade de reverb neles. E nada disso seria possível sem a
fúria do que se conhece por "The Beast", a one-of-a-kind Stratocaster
dourada de Dick Dale.
Dale criou a Surf
Music nos anos 50. Tocava por farra, para sua turma de surfistas. Logo o ritmo
tribal contagiante de sua música passou a atraír gente de 'outras praias'. A
visível mania que se dava com mais de 400 pessoas se apertando no Rendezvous
Ballroom na cidade de Balboa/Califórnia, passou a chamar a atenção. Eis que
entra em cena Leo Fender. Leo, impressionado com o sucesso do jovem
guitarrista, pediu que o garoto experimentasse uma de sua novas guitarras, a
Stratocaster. Um amplificador Fender também foi no pacote.
Dick aceitou a
guitarra, virou-a de ponta cabeça e sem inverter a ordem das cordas tirou
daquele instrumento um som que nunca ninguém havia escutado antes. Foi para o
palco e da primeira noite em diante estourou nada menos do que 49
amplificadores Fender com seus respectivos falantes. Dale, em contato
permanente com Leo Fender, explicou ao amigo 'patrocinador' que seus
amplificadores não estavam dando conta. Ele precisava de algo que lhe
permitisse mais volume, pois no Ballroom, se a guitarra não estivesse bem alta,
- '. . . o pessoal lá de trás não escuta.' Leo Fender e Freddy T. resolveram ir
até o Ballroom uma noite para ver o que acontecia, e no momento em que o show
começou eles logo entenderam o que Dick Dale precisava. Pouco tempo depois, Leo
Fender entregou ao jovem Dale um amplificador que trazia um transformador de 85
watts de saída, que alcançava um pico de 100 watts.
O Showman. Dale e Fender
foram até James B. Lansing da James B. Lansing Speaker Company e encomendaram
um falante de 15 polegadas, Este falante acabou ficando conhecido mais tarde
como 15 JBL -D130 speaker . O falante não aguentou muito tempo e eles
voltaram a oficina de J.B.Lansing e pediram que ele emborrachasse o cume
frontal do falante, permitindo que o mesmo se deslocasse para frente e para
trás de acordo com o sinal da guitarra de Dale, eliminando assim os ruídos e
distorções provocadas pela trepidação do falante. O novo modelo foi batizado
JBL D-130F, com F de Fender. Com o novo falante, Leo resolveu que a solução
seria uma caixa com 2 15 JBL D-130F, e não satisfeito desenvolveu um
transformador de 100 watts e agora chegava a um pico de inacreditáveis 180
watts. Este era o Dual-Showman Piggy Back Amp. O primeiro de uma espécie.
The
Fender Tank Reverb
Dick Dale
costumava cantar em suas apresentações e vinha usando uma unidade de
reverberação desenvolvida por Fender para esse propósito. Um belo dia, Dick
resolveu plugar a Strato nessa unidade, o Fender Tank Reverb, e descobriu a
América. - '. . .O som do mar !!!' Desta forma, Dale achou o seu som. E o
reverb de mola passou a fazer parte do seu timbre, por assim dizer. O próximo
passo de Leo Fender foi acoplar uma unidade de reverb no cabeçote do
Dual-Showman. Novamente, o primeiro de uma espécie.
The
Beast
Mas não podemos
esquecer o fundamental. A guitarra. Ou melhor, The Beast. Dick Dale, obstinado
pela potência do seu som, adotou a Fender Stratocaster como sua guitarra
principal, mas logo percebeu que precisava de algo mais robusto, mais forte.
Apaixonado pelo timbre de sua guitarra e em profunda fidelidade a seu amigo Leo
Fender, Dick nem pensava em troca de instrumento. Dai passou a aumentar a
tensão das cordas. De 0.10 foi para 0.11, 0.12, 0.13 e logo a bela Stratocaster
dourada voltou para as sábias mãos de Leo Fender, que teve que reforçar o braço
do instrumento para que o mesmo pudesse suportar uma tensão de .016, .018,
.020, .038, .048, .058 . Outras diferenças fundamentais da guitarra é um switch
'tipo Gibson' para a mudança rápida de captadores e um controle de volume,
apenas. A guitarra tem um selo colado atrás da ponte, um tigre chinês ou coisa
parecida, presente de Elvis Presley. Para os mais entusiamados, a Fender lançou
uma réplica cosméticamamente exata do modelo original de Dale. Lógicamente, a
guitarra vem de fábrica encordoada em 0.9.
Discografia
Albuns:
- Surfers' Choice (Deltone 1962)
- King of the Surf Guitar (Capitol 1963)
- Checkered Flag (Capitol 1963)
- Mr. Eliminator (Capitol 1964)
- Summer Surf (Capitol 1964)
- Rock out with Dick Dale and his Del-Tones: Live at Ciro's (Capitol 1965)
- The Tigers Loose (Balboa 1983)
- Tribal Thunder (HighTone 1993)
- Unknown Territory (1994)
- Calling Up Spirits (Beggars Banquet 1996)
- Spacial Disorientation
Singles:
- Let's Go Trippin'/Del-Tone Rock (Deltone 1961)
- Jungle Fever/Shake-N-Stomp (Deltone 1961)
- Miserlou/Eight 'Til Midnight (Deltone 1962)
- Secret Surfin Spot/Surfin' and Swingin' (Capitol 1963)
- Let's Go Trippin' '65/Watusi Jo (Capitol 1965)
- "Pipeline" With Stevie Ray Vaughan, Nominated for a Grammy
Compilações:
- Hot Rod Music on Capitol (Capitol 1963)
- The Big Surfin' Sounds on Capitol (Capitol 1964)
- King of the Surf Guitar: The Best of Dick Dale & The Del-Tones (Rhino 1986)
- Pulp Fiction Soundtrack (MCA 1994)
- Cowabunga Surf Box Set (Rhino 1996)
- Better Shred Than Dead: The Dick Dale Anthology (Rhino 1997)
- MOM II Music for our Mother Ocean: (Surf Dog Records 1997)
FONTES.:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dick_Dale
http://www.dickdale.com/discography.html
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