The Smashing Pumpkins é uma banda
de rock alternativo norte-americana formada em Chicago
no ano de 1987.
A banda passou por diversas mudanças de integrantes ao longo do tempo, mas
durante a maior parte de sua carreira, assim como na maioria dos créditos em
seus álbuns, foram compostos por Billy Corgan
(vocais,
guitarra),
James Iha
(guitarra,
vocais),
D'arcy
Wretzky (baixo,
vocais)
e Jimmy Chamberlin (bateria, percussão).
Menos influenciados pelo punk rock
do que outras bandas contemporâneas de rock
alternativo, a banda possui uma sonoridade bastante diversa, densa,
com uma forte presença de guitarras e com elementos de grunge, rock gótico,
heavy metal,
dream pop,
rock psicodélico, rock
progressivo, um estilo de produção shoegaze
e, posteriormente, música eletrônica. O líder da banda, Billy Corgan,
é o principal compositor - suas grandes ambições musicais e letras
catárticas moldaram as canções e álbuns da banda, que têm sido descritos como "angustiados,
relatos da terra de pesadelos de Billy Corgan."
O Smashing Pumpkins surgiu no mainstream
com o seu segundo álbum de estúdio, Siamese Dream,
lançado em 1993. A banda construiu a fama deste álbum com
uma extensa turnê, e seu sucessor, Mellon Collie and the Infinite
Sadness, lançado no ano de 1995, estreou na primeira
posição na Billboard.
Com aproximadamente 18,3 milhões de álbuns vendidos apenas nos Estados Unidos em 2006,]
o Smashing Pumpkins foi uma das bandas mais aclamadas e de maior sucesso
comercial dos anos 1990.
De qualquer maneira, brigas internas, uso de drogas e a diminuição das
vendas dos álbuns obrigaram a banda a se encerrar no ano de 2000. Em abril de 2006, Billy Corgan
anunciou que a banda estava retornando e que iriam gravar um novo álbum. Os
membros que retornaram foram Billy Corgan e Jimmy Chamberlin, e eles
contrataram novos membros Jeff Schroeder (guitarra,
vocais),
Ginger Reyes
(baixo,
vocais)
e Lisa Harriton
(teclados, vocais) em 2007
para a turnê
de divulgação do álbum Zeitgeist.
Primeiros anos: 1987–1991
Com dezenove anos, o vocalista e guitarrista Billy
Corgan deixou Chicago, sua cidade natal, e se mudou para São Petersburgo, na Flórida
com sua banda de rock gótico The Marked. A banda teve
sucesso limitado e rapidamente se dissolveu. Corgan retornou à Chicago, e
arrumou um emprego em uma loja de discos, onde conheceu o guitarrista James
Iha. O ano era 1987. Na ocasião, James Iha fazia parte de uma banda local
chamada Snake Train. Desde que sua banda anterior havia acabado, Corgan tinha
planos de criar uma nova banda e curiosamente já havia escolhido um nome para
ela - "Smashing Pumpkins". Segundo entrevistas alguns anos depois, a
então baixista D'arcy afirmou que tal nome havia surgido de uma piada sem graça
que Corgan costumava contar. Alguns meses após hesitar em aceitar o convite
feito por Corgan, James resolveu dar uma chance e iniciar a banda com Billy
Corgan. Cheios de enfeites paisley e outros adornos psicodélicos,
Billy e James começaram a criar músicas juntos (com a ajuda de uma bateria
eletrônica) bastante influenciadas por The Cure
e New Order.
Ainda em 1987, Corgan e James contaram com a ajuda do baterista Ron Roesing,
ex-integrante da antiga banda de Corgan, The Marked, para alguns ensaios.
Inicialmente, Billy Corgan era o baixista e James o guitarrista. Roesing chegou
a gravar duas faixas com o Smashing Pumpkins, que aparecem na primeira demo da
banda, gravada em Março de 1988, intitulada Nothing Ever Changes. Porém, optou
por não seguir adiante com a nova banda de Billy Corgan, já que nem era
considerado membro e sim um colaborador. Corgan conheceu a baixista D'arcy
Wretzky por volta de Maio de 1988 depois de um show da banda Dan Reed Network, onde
conversaram sobre os méritos desta banda após o show. Ao saber que Wretzky
tocava baixo, Corgan expôs a necessidade da sua banda por um baixista e deu a
Wretzky seu número de telefone. Wretzky logo se juntou à banda, tendo um rápido
romance com Iha.
A direção da banda é dominada pelo líder,
guitarrista e principal compositor Billy Corgan. O jornalista Greg Kot escreveu: "A música [dos
Smashing Pumpkins] não seria o que é sem a sua ambição e visão e as suas
notavelmente fragmentadas relações com família, amigos e colegas de banda."
Melissa Auf der Maur comentou por ocasião da notícia da reunião da banda:
"Todo mundo sabe que o Billy não precisa de muita gente pra fazer uma
gravação dos Pumpkins além de Jimmy [Chamberlin]—com quem ele já conta."
Muitas das letras para os Pumpkins são expressões catárticas
de emoção, cheias de poesia pessoal e fortes acusações de si mesmo e daqueles a
sua volta. Críticos musicais frequentemente não eram fãs das letras cheias de
raiva de Corgan. Jim DeRogatis escreveu em 1993 num artigo do Chicago
Sun-Times que as letras de Corgan "pareciam só poesia de
adolescente", apesar de ver nas letras dos álbuns posteriores Adore
e Machina como um progresso.
A sonoridade distintiva dos Smashing Pumpkins até
Adore envolviam sobrepor em camadas várias faixas de guitaras em uma
canção durante o processo de gravação, uma tática que o coprodutor Flood, de Mellon
Collie and the Infinite Sadness chamou de o "exército de guitarras
overdub dos Pumpkin". Houve poucas partes overdubbed em Gish,
mas Corgan disse que realmente tinha começado a explorar as possibilidades do overdubbing
com Siamese Dream. Corgan afirmou que só a faixa "Soma" contém
até 40 pates de guitarra overdubbed. Como Corgan sabia que muitas das
suas canções seriam difíceis ou impossíveis de serem replicadas das versões
gravados no palco (de fato, algumas canções foram drasticamente alteradas para
performances ao vivo), ele explicou o uso de overdubbing colocando a
pergunta "quando você se vê na situação de fazer uma representação gravada
permanente de uma canção, por que não a dotar com a visão o mais grandiosa
possível?" Esse uso de sons em múltiplas camadas foi inspirado pelo paixão
de Corgan pelas bandas de arena rock dos anos 1970 como Queen, Boston e Electric Light Orchestra,
assim como o shoegaze, um estilo britânico de rock alternativo do final dos
anos 1980 e começo dos 90 que usava muitas camadas de guitarra com efeitos. O
coprodutor de Mellon Collie, Alan Moulder, foi originalmente contratado
para mixar Siamese Dream, porque Corgan era um fã do seu trabalho de
produção de bandas de shoegaze como My Bloody Valentine, Ride e Slowdive.
Como muitas bandas alternativas contemporâneas,
The Smashing Pumpkins utilizou mudanças na dinâmica da música, de quieta para forte e vice
versa. O álbum seminal de Hüsker Dü Zen Arcade
demonstrou à banda como poderiam colocar material mais suave junto com sons
mais agressivos, e Corgan deu a essas mudanças na dinâmica um papel central na
sua busca de suas grandes aspirações musicais. Corgan disse que ele gostava da
idéia de criar seu próprio universo alternativo através do som que em essência
fala ao ouvinte: "Bem-vindo à Terra Pumpkin, esse é o som do Planeta
Pumpkin." Essa ênfase na atmosfera foi levada até os álbuns Adore
(descrita como "arcane night music" no pré-lançamento) e Machina
(álbuns conceituais que contam a história de uma banda de rock fictícia).
Discografia
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FONTE.: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Smashing_Pumpkins
Tonight Tonight
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