The Who é uma banda de rock
britânica surgida em 1964.
A formação original era composta por Pete Townshend (guitarra), Roger Daltrey (vocais), John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria). O grupo alcançou fama
internacional, se tornou conhecido pelo dinamismo de suas apresentações e
passou a ser considerado uma das maiores bandas de rock and roll de todos os
tempos. Eles também são julgados pioneiros do estilo, popularizando entre
outras coisas a ópera rock
(principalmente com Tommy).
No princípio de sua carreira a banda ficou famosa
por arrebentar completamente seus instrumentos no final dos shows
(especialmente Townshend, cuja destruição de guitarras
tornar-se-ia um clichê do rock, e o alucinado Keith Moon, mandando seu kit de
bateria pelos ares). Seus primeiros álbuns mod,
repletos de canções pop curtas e agressivas, os distintos power chords de Townshend e temas recorrentes de
rebelião juvenil e confusão sentimental, foram influências primordiais no
surgimento do punk rock e do power pop.
Década de 1960
A primeira banda que pode ser considerada a base do
Who foi um grupo de "trad jazz" montado por Pete Townshend e
John Entwistle, chamado The Confedereates. Townshend tocava banjo e Entwistle trompa
(instrumento que ele continuaria a usar no Who e em sua carreira solo). O guitarrista
Roger Daltrey conheceu Entwistle na rua (enquanto este último carregava seu
baixo pendurado no ombro) e o chamou para entrar para sua banda. Entwistle
concordou e sugeriu Townshend como guitarrista rítmico.
No princípio essa banda era conhecida como The Detours.
Assim como muitos de seus contemporâneos britânicos, o grupo era fortemente
influenciado pelo blues
americano
e country music,
inicialmente tocando mais rhythm and
blues. A primeira formação consistia de Roger Daltrey na guitarra
base, Pete Townshend na guitarra rítmica, John Entwistle no baixo, Doug Sandom
na bateria e Colin Dawson nos vocais. Depois de Dawson deixar a banda, Daltrey
assumiu sua vaga e Townshend se tornou o único guitarrista. Em 1964 Doug Sandom saiu do
grupo, e Keith Moon
se tornou seu baterista.
O Detours mudou de nome para "The Who" em
1964 e, com a chegada de Keith Moon, a formação estava completa. No entanto,
por um breve período em 1964, sob a direção do afamado mod Peter Meaden, eles
mudaram de nome novamente, agora para High Numbers,
lançando o compacto
"Zoot Suit / I'm The Face", designado para atrair o público mod. Com
o fracasso do compacto, a banda demitiu Meaden e retornou ao nome The Who,
passando a ser empresariada por Chris Stamp e Kit Lambert.
Pouco depois conseguiram se tornar uma das bandas mais populares entre os mods
britânicos, uma subcultura dos anos 60 que unia modas, Motonetas
e gêneros musicais como o rhythm and
blues, soul,
e música beat.
Para destacar seu estilo, a banda criou o slogan
"Maximum R&B".
Em setembro de 1964, na Railway Tavern em Harrow
and Wealdstone, Inglaterra, Pete Townshend destruiu sua primeira guitarra.
Tocando num palco alto demais, o estílo físico das performances do guitarrista
resultaram no rompimento do corpo de seu instrumento, quando ele se chocou
contra o teto. Furioso com as risadas da platéia, Townshend arrebentou a
guitarra em pedaços, pegou uma Rickenbacker
de doze cordas e continuou o concerto. Por conta disso, o público no show
seguinte aumentou consideravelmente, mas ele se recusou a destruir outro
instrumento. Ao invés disso, Keith Moon foi quem arrebentou seu kit de bateria.
A destruição de instrumentos se tornaria um destaque dos shows ao vivo do Who
pelos próximos anos, e o incidente na Railway Tavern acabaria entrando para a
lista de "50 Momentos que Mudaram a História do Rock 'n' Roll" da Rolling Stone.
O grupo logo se cristalizaria ao redor das
composições de Townshend (embora Entwistle também contribuísse com suas
canções). Townshend era o centro das tensões da banda, esforçando-se sempre
para surgir com ideias inovadoras e reflexivas enquanto Daltrey preferia o
material mais agressivo e enérgico e Moon a surf music
norte-americana.
Década de 1970
Lifehouse e Who's Next
O próprio Lifehouse nunca foi concluído no
formato pelo qual foi projetado, embora seus temas acabassem surgindo de forma
recorrente nos futuros trabalhos solo de Townshend. Em março
de 1971
a banda começou a gravar as canções de Lifehouse sob a produção de Kit
Lambert em Nova York. Lambert, então viciado em heroína,
foi de pouco auxílio nas sessões, e a banda retornou à Inglaterra para regravar
o material com o produtor Glyn Johns em abril. O resultado, Who's Next,
acabaria por ser o trabalho mais aclamado do The Who entre os críticos e fãs.
Quadrophenia e The Who by Numbers
Após Who's Next a banda voltaria ao estúdio
somente em maio
de 1972.
Essas sessões dariam origem a mais uma ópera-rock de Townshend, Quadrophenia
(1973), a
história de um adolescente mod chamado Jimmy e sua luta contra tormentos
internos e a busca por um lugar na sociedade.
Os álbuns seguintes do Who evocavam canções mais pessoais de Townshend, estilo
que ele eventualmente transferiria para seus álbuns solo. The Who by Numbers, de 1975, traz diversas canções
introspectivas e depressivas, vistas por um certo crítico de
rock como um "bilhete de suicídio"
de Townshend.
Who Are You e a morte de Moon
Em 1978 a banda lançou Who Are You,
distanciando-se do estilo épico das óperas rock enquanto se aproximava do som mais comum
às rádios. O lançamento do álbum foi ofuscado pela morte de Keith Moon
devido à overdose
acidental de um remédio prescrito em seu combate contra o alcoolismo. Kenney Jones,
ex-Small Faces,
assumiu seu lugar. No ano seguinte a tragédia voltou a rondar o grupo: no dia 3 de dezembro
de 1979
um tumulto no lado de fora do Riverfront Coliseum em Cincinnati,
Ohio, provocou a morte de
onze fãs que aguardavam o início do show do Who. A banda soube do incidente
somente após a apresentação, ficando devastada com o ocorrido.
Década de 1980
Declínio e separação
O grupo chegou a lançar dois álbuns com Kenney
Jones na bateria, Face Dances (1981) e It's Hard
(1982). A perda
de Moon representou uma mudança no som da banda, que passou a ser mais calcado
no pop. Embora tenha agradado à crítica e vendido razoavelmente bem, os dois
álbuns lançados pelo The Who na década de 1980 são atualmente descartados por
muitos fãs como inferiores à antiga fase. Logo após o lançamento de It's
Hard a banda embarcou em uma turnê de despedida, depois de Pete Townshend
admitir seu alcoolismo, se recuperar e afirmar que gostaria de realizar mais
uma turnê com a banda antes de transformá-la numa banda de estúdio. Foi a turnê
mais lucrativa de 1982, com multidões lotando estádios e arenas ao redor da
América do Norte.
Após seu último show em dezembro de 1982, Townshend
passou parte de 1983
tentando compor material para o próximo álbum de estúdio do Who, para cumprir o
contrato assinado com a Warner Bros. Records em 1980. No final do
ano, no entanto, Townshend se diz incapaz de produzir composições que ele
sentisse serem apropriadas para a banda, divulgando um comunicado em dezembro
de 1983, onde anunciou sua saída do Who e o fim da banda.
Década de 1990
Em 1990, o Who foi incluído no Hall
da Fama do Rock and Roll. A seção destinada a eles no Salão da Fama
os descreve como um dos principais candidatos ao título de "A Maior Banda
de Rock do Mundo". Apenas os Beatles e os Rolling Stones receberam um tratamento similar no
Salão da Fama.
Em
1991 o Who gravou uma versão da canção
"Saturday Night's Alright For Fighting", de Elton John. Este seria o último
lançamento de estúdio da banda com John Entwistle.
Década de 2000
Shows de caridade e a morte de
Entwistle
O sucesso das apresentações de 1999 desencadearam
mais uma turnê pelos EUA e Reino Unido em 2000, que terminou com um
show de caridade no Royal Albert Hall em prol da Teenage Cancer Trust, mais tarde lançada
em CD e DVD. As críticas positivas
da imprensa levaram os três integrantes a discutirem a possibilidade de um novo
álbum.
A banda se apresentou no The Concert for New York City em outubro
de 2001.
Enquanto outros artistas preferiram escolher canções calcadas no sentimentalismo,
o Who tocou uma sequência de suas canções de sucesso, sem invocar ou relembrar
a tragédia recente. No mesmo ano, eles foram homenageados com um Grammy pelo
conjunto de sua obra.
Nas vésperas do início de mais uma turnê em 2002, John Entwistle foi
encontrado morto em seu quarto no Hard Rock Hotel em Las Vegas,
Nevada.
O laudo do legista apontou que, embora não se tratasse tecnicamente de uma
overdose, uma modesta quantidade de cocaína
foi a causa do óbito, que obstruiu suas artérias já prejudicadas por um
problema cardíaco não tratado. Após uma breve pausa, a turnê teve início com o
baixista Pino Palladino no lugar de Entwistle. A maioria
dos shows foram lançados em CD pela eelpie
como parte da Encore Series, projeto que visa inibir a pirataria de
concertos da banda.
Discografia
Álbuns de estúdio
- My Generation (nos EUA: The Who Sings My Generation) (1965)
- A Quick One (nos EUA: Happy Jack) (1966)
- The Who Sell Out (1967)
- Tommy (1969)
- Who's Next (1971)
- Quadrophenia (1973)
- The Who by Numbers (1975)
- Who Are You (1978)
- Face Dances (1981)
- It's Hard (1982)
- Endless Wire (2006)
Álbuns ao vivo
- Live at Leeds (1970)
- Who's Last (1984)
- Join Together (1990)
- Live at the Isle of Wight Festival 1970 (1996)
- BBC Sessions (2000)
- The Blues To The Bush (2000)
- Live at the Royal Albert Hall (2003)
- Encore Series 2002 (2002)
- Encore Series 2004 (2004)
- Encore Series 2006 (2006)
- Live from Toronto (2006)
Coletâneas
- Magic Bus: The Who on Tour (1968)
- Direct Hits (1968)
- Meaty Beaty Big and Bouncy (1971)
- Odds & Sods (1974)
- The Story Of The Who (1976)
- Phases (9 LP box set) (1981)
- Hooligans (1981)
- Join Together (1982)
- Who's Greatest Hits (1983)
- Rarities Vol.1 (1983)
- Rarities Vol.2 (1983)
- The Singles (1984)
- The Who Collection (1985)
- Who's Missing (1985)
- Two's Missing (1987)
- Who's Better, Who's Best (1988)
- Thirty Years of Maximum R&B (boxset com 4 CDs) (1994)
- My Generation: The Very Best of the Who (1996)
- The Ultimate Collection (2002)
- 20th Century Masters - The Best of the Who (2003)
- The 1st Singles Box (boxset com 12 CDs de 12 x 7") (2004)
- Then and Now (2004)
- Greatest Hits: The Who (2009)
FONTE.: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Who
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