Rush é uma banda
canadense
de rock progressivo formada originalmente em agosto
de 1968, na cidade
de Toronto, Ontário,
composta pelo baixista,
tecladista
e vocalista
Geddy Lee,
pelo guitarrista
Alex
Lifeson, e pelo baterista e letrista Neil Peart. O grupo teve apenas duas formações, além da
atual. A primeira contava com o baixista e vocal Jeff Jones, que foi
substituído por Geddy Lee ainda em 1968, e com o baterista John Rutsey,
que gravou apenas o primeiro álbum da banda, intitulado Rush, e foi substituído
por Neil
Peart em julho de 1974,
duas semanas antes da primeira turnê nos Estados
Unidos, devido a problemas de saúde de John Rutsey.
(A participação de Jeff Jones na banda deu-se apenas enquanto a banda ainda
tocava somente covers de outros artistas. Muitos nem consideram-no como um ex
membro da banda.)
Desde o lançamento do álbum
de estreia em março de 1974, Rush tornou-se conhecido pelas habilidades
instrumentais de seus membros, composições complexas, e letras ecléticas, que
abordam pasadamente a ficção-científica, fantasia, e filosofia,
dirigindo-se a assuntos humanitários, sociais, emocionais, e ambientais.
Musicalmente, o estilo evoluiu ao longo dos anos,
iniciando-se no blues
inspirado no rock em
seus primeiros álbuns e, em seguida passando por fases em que predominaram as
influências do hard rock, rock progressivo, um período dominado pelos sintetizadores
e, mais recentemente, o rock moderno. Eles têm influenciado vários artistas
musicais, incluindo Metallica,[1][2] The Smashing Pumpkins e Primus, bem como
as bandas de metal progressivo como Dream
Theater[1]
e Symphony
X.
A banda ganhou alguns Juno Awards,
e foi adicionada ao Canadian Music Hall of
Fame em 1994. Ao longo de sua carreira, os membros foram reconhecidos como
sendo alguns dos mais eficientes em seus respectivos instrumentos, com cada
membro ganhando vários prêmios em diversas publicações especializadas. Como um
grupo, Rush possui vinte e quatro certificações de ouro e catorze de platina (3
multi-platina) registrados. Segundo a RIAA, o Rush é o quarto
colocado nas estatísticas de vendas de álbuns consecutivos de ouro ou platina
por uma banda de rock, atrás de The Beatles,
The Rolling Stones e Aerosmith. O
grupo também se classifica na 78° de números de vendas nos E.U.A., com 25
milhões de unidades.
Embora o número total de vendas não são calculadas por uma única entidade, a
partir de 2004 várias fontes da indústria mundial estimaram as vendas em mais
de 40 milhões de unidades.
A banda terminou recentemente a turnê mundial que
promoveu o seu último álbum, Snakes
& Arrows. A segunda etapa começou em San Juan, Porto Rico
no dia 11 de abril, e terminou em 24 de julho de 2008 em Noblesville,
Indiana[6]. A banda
está em fase de produção de novo material para o lançamento do seu próximo
álbum de estúdio Clockwork Angels e estará iniciando a turnê Time Machine Tour no verão de
2010.
Fase hard rock - progressivo
experimental: 1974–1976
A formação original da banda, em Setembro de 1968, contava com o
baixista e vocal Jeff Jones, o baterista John Rutsey
e Alex Zivojinovich (guitarra e vocais de apoio), mais conhecido pelo nome
artístico Alex Lifeson. O irmão de Rutsey sugeriu o nome Rush batizando
e, assim, decretando o início da história de um nome de sucesso. Ainda no mesmo
ano, Jones foi substituído por um amigo de Lifeson, Gary Lee Weinrib -
conhecido pelo nome artístico de Geddy Lee.
Sem apoio de gravadoras, lançaram seu primeiro disco independente em 1974, Rush.
A popularidade da banda ficou circunscrita à região de Ontário até que o álbum,
distribuído pela Moon Records, foi adotado pela rádio Ohio. Esse álbum,
mais tarde foi redistribuído pela Mercury Records.
No início da turnê, John Rutsey saiu da banda pois,
conforme os produtores, ele não teria condições de saúde para seguir adiante,
uma vez que tinha diabetes. Então, duas semanas antes do início da turnê, Neil Peart
“assumiu” as baquetas, criando a terceira e última formação da banda, que se
mantém até hoje. Peart é considerado um dos melhores bateristas do mundo. Ele
também se responsabilizou pela composição das letras, muito influenciadas por
poesia clássica, literatura, ficção científica, e ainda, pela obra e
filosofia de Ayn Rand,
que marca, por exemplo, a canção "Anthem" do próximo álbum, Fly By
Night. A repercussão do primeiro álbum nas rádios estado-unidenses chamou
atenção da gravadora Mercury.
Em 1975, foi lançado o segundo álbum, Fly by Night,
já contando com Neil Peart na composição das faixas. A banda começou a mostrar
o rock progressivo, pelo qual ficou famosa, se
afastando do hard rock
e do blues,
e criando arranjos e letras mais complexas. Ainda no mesmo ano foi lançado o
álbum Caress of Steel, mais voltado para o
progressivo e considerado por muitos como o mais subestimado. Sofreram,
entretanto, alguma pressão para que mudassem o seu estilo, fazendo composições
de menor duração e mais comerciais.
O lançamento do álbum 2112,
em 1976,
definiu, então, o estilo da banda. O disco abre com uma faixa de vinte minutos,
reveladora da independência da banda em relação aos padrões considerados
comerciais. A gravadora não gostou, mas transigiu, pelo fato de as demais
faixas do álbum serem bem curtas e comerciais. Com isso o Rush consegue o
grande feito de agradar à gravadora e a si próprios. Como esperado, esse álbum
obteve boa repercussão. A partir de então, foram ficando cada vez mais
conhecidos pelo mundo afora. No mesmo ano foi ainda lançado o disco ao vivo All the World's a Stage encerrando a
primeira fase da banda.
Fase progressiva: 1977–1981
Em 1977, foi lançado A Farewell to Kings, disco em que se
estreou o tema "Cygnus X-1", que também seria editado no álbum que se
seguiria: Hemispheres de 1978. O álbum também é
conhecido por "Closer To The Heart", um dos maiores sucessos da
banda, e que foi ainda o primeiro compacto lançado pela banda
internacionalmente. Ainda deste álbum, podemos citar "Xanadu" que se
tornou uma das canções favoritas entre os fãs.
Em 1978, Hemispheres foi lançado. Talvez seja o mais conceitual dentre os últimos três álbuns da
banda. O álbum trata do conflito entre razão e emoção e o equilíbrio entre
ambos. A primeira faixa continuava o tema "Cygnus X-1" iniciado no
disco anterior, e ocupava totalmente o lado A do disco. Além disso, o álbum
trazia a primeira faixa instrumental lançada pela banda: "La Villa
Strangiato". "The Trees" (que foi o compacto do disco) é muito
tocada nas turnês da banda.
Em 1980, lançam Permanent
Waves que traz os grandes sucessos "The Spirit Of
Radio" e "Freewill". Mesmo com algumas canções tendo uma duração
maior, como "Natural Science" de nove minutos por exemplo, a maioria
dos temas estava dentro do tempo limite das rádios. Em resultado disso, o álbum
foi Billboard's
Top 10 e ganhou disco de platina pelas vendas.
Moving
Pictures, o álbum
seguinte, explodiu comercialmente com "Limelight", "Red
Barchetta" e "Tom Sawyer", que no Brasil ficou
conhecida como tema do seriado Profissão: Perigo. Outro destaque do álbum
é "YYZ", que foi indicada para o Grammy. As
composições de longa duração foram representadas por "The Camera
Eye", de onze minutos. Nesse álbum também foi lançada a primeira parte
(que, na verdade, é a terceira) da tetralogia Fear, chamada "Witch
Hunt".
Moving Pictures foi terceiro lugar no Billboard Álbum Chart
e ganhou quatro vezes o disco de platina. No mesmo ano, gravaram o registro ao
vivo Exit... Stage Left encerrando a segunda
fase da banda.
Fase teclado: 1982–1988
A partir do álbum Signals,
lançado em 1982,
os recursos eletrônicos (teclados, sintetizadores,
samplers)
começaram a ser mais explorados. A primeira faixa do álbum
"Subdivisions" é um bom exemplo de tal mudança. "New World
Man" que tocou nas rádios, lembrava o som do The Police.
Foi uma fase experimental para a banda. Peart foi muito elogiado pelo trabalho
que realizou na bateria deste álbum. As canções têm letras relacionadas com as
fases da vida, em ordem cronológica. A faixa "The Weapon" dá continuidade
à série Fear.
Grace Under Pressure, lançado em 1984, continuou esta
tendência. Considerado pelo Rush seu álbum mais comercial, é neste CD que Terry
Brown, co-produtor da banda desde o primeiro disco, deixa os projetos da banda,
sendo substituído por Peter Henderson (então produtor do Supertramp).
Esse disco traz a terceira parte (que, na verdade, é a primeira) da tetralogia Fear,
chamada "The Enemy Within". Uma curiosidade é que quando tocam
"Red Sector A" ao vivo, Lee só toca teclados. A canção "Between
the Wheels" deste álbum, é como "Subdivisions" no Signals:
são canções em que predominam os sintetizadores. Ambas as canções, mais tarde,
se tornaram videoclipes
famosos na MTV
dos Estados Unidos.
Em Power Windows,
lançado em 1985,
a banda troca, novamente, de co-produtor, sendo dessa vez o trabalho assumido
por Peter Collins. "The Big Money" e "Mystic Rhythms", são
provavelmente as canções com maior repercussão, pois ambas tiveram um
videoclipe na MTV. Este disco, repleto de obras-primas, trazia ainda canções
como "Manhatan Project", "Marathon",
"Territories", "Middletown Dreams" e "Emotion
Detector".
Lançado em 1987, Hold Your
Fire Trazia letras que trabalhavam o tema instintos. Em
"Time Stand Still", Aimee Mann faz vocais extras. Este álbum teve
ainda os sucessos "Force Ten", "Prime Mover" e "Turn
the Page".
Em 1988 foi gravado o álbum ao vivo A Show of
Hands, encerrando a terceira fase da banda. Também foi lançado o
vídeo do concerto que foi terceiro no Billboard's Top Music Videos' e
décimo no Top Videocassette Sales Chart. Curiosidade é que mesmo ao
vivo, Geddy é quem toca os teclados e sintetizadores das canções.
Fase hard rock: 1989–1998
A partir do álbum Presto,
lançado em 1989,
o trabalho da banda deixou de dar tanta prioridade aos teclados, mas ainda o
usando de forma esplêndida. Em "Show Don’t Tell" e
"Superconductor", nota-se menos sua presença, já em "Chain
Lightning", "Scars" e "Red Tide", os sintetizadores
têm muito destaque. "Scars" junta um padrão complexo de ritmos onde a
bateria acústica e eletrônica são usadas. De acordo com Geddy Lee, a canção
"The Pass" é a favorita da banda. Neste álbum, novamente, o
co-produtor foi substituído. Em seu lugar entrou Rupert Hine.
A turnê do álbum Presto foi a última em que Peart
usou bumbo duplo em sua bateria. A partir de Roll the Bones ele passaria
a usar pedal duplo.
Após Presto, foi lançado o Chronicles,
coletânea de 1990,
com dois CDs e um vídeo com videoclipes que abrangem toda a carreira da banda.
Recentemente, em 2001,
os vídeos foram relançados em DVD.
Em 1991, a banda lança um novo trabalho. Roll the
Bones. "Dreamline" e "Roll the Bones" foram
populares na rádio do começo da década de
1990. A faixa "Roll the Bones" teve também direito a um
videoclipe. "Where’s My Thing?" é o terceiro instrumental da banda,
tendo sido indicado para o Grammy. Destaque também para "Bravado",
uma das canções mais emotivas da banda, como se pode ver nos concertos.
Counterparts foi o álbum seguinte da banda. Lançado em 1993, marca a volta de
Peter Collins na co-produção do trabalho. O CD ganhou mais um instrumental da
banda, "Leave that Thing Alone" que foi indicado mais uma vez para
melhor instrumental no Grammy. "Stick it Out" é uma das composições
mais pesadas do Rush, talvez introduzindo o estilo que teria o próximo álbum.
Seu videoclipe chegou a aparecer em um capítulo de um desenho animado da MTV.
"Nobody's Hero" chegou a ter direito também a um videoclipe. Outros destaques do álbum são "Animate", "Cut to the
Chase" e "Between Sun and Moon".
Antes de lançar o álbum Test for Echo, a
banda dedicou algum tempo a projetos paralelos. Lifeson lançou seu disco solo Victor.
Enquanto Lee dedicou seu tempo à sua família, Peart produziu o primeiro volume
de Burning For Buddy. Neste álbum participaram
vários bateristas a convite de Peart: nomes como Dave Weckl,
Steve Gadd, Bill Bruford,
entre outros - alguns até já haviam tocado com Buddy Rich.
A partir de então, Neil se motivou a voltar a estudar bateria, para descobrir
timbres e ritmos novos. Pode-se notar uma mudança na maneira de tocar nos
álbuns que se seguiram.
Em 1996 foi lançado Test for Echo.
Neste álbum a banda fez um som bem criativo e com peso na medida exata, que
agradou bastante ao público. "Limbo" se tornou o mais recente
instrumental da banda. A linha de baixo de "Driven" ficou muita
marcada para os fãs e, desde então, nas turnês onde a banda a toca, Lee faz um
improviso no meio da canção. No ano seguinte Peart produziu o segundo volume de
Burning For Buddy.
Dois anos depois foi lançado o álbum triplo ao vivo
Different Stages. Os dois primeiros CDs
foram gravados durante as turnês do Counterparts e Test For Echo.
O terceiro CD consistia em material que estava guardado de um concerto de 1978, marcando a primeira
fase da banda.
Em 2000, Geddy Lee gravou seu primeiro disco solo
chamado My Favorite Headache, com sonoridade muito
próxima do Rush, mas sem contar com os outros dois membros. Lee, além do baixo
e vocal, toca também sintetizadores, piano e violão. Os músicos que o
acompanharam nas gravações foram Ben Mink, que já gravou com o Rush (Guitarra,
violão, violino e violas),Matt Cameron, do Pearl Jam e Soudgarden
(Bateria), Jeremy Taggart (Bateria em "Home On The Strange"), John
Friesen (Cellos em "Working At Perfekt"), Chris Stringer (Percussão
adicional), Waylon Wall (Guitarra em "Window") e Pappy Rosen (Backing
vocals em "Slipping"). todas as composições são de Lee e Mink.
Fase hard prog: 2002-2009
Depois de Test for Echo, a banda interrompeu
os trabalhos por problemas pessoais na vida de Peart. A sua filha, Selena,
morreu em um acidente de carro em Agosto de 1997 e, logo depois, a sua
esposa, Jacqueline, morreu de câncer em Junho de 1998. Peart entrou, como ele mesmo descreve, em uma jornada
de cura com sua motocicleta,
viajando milhares de quilômetros pela América do Norte. Essa jornada foi mais tarde
descrita no livro Ghost Rider: Travels on the Healing Road.
Em 2000, a banda se reuniu algumas vezes e constatou que não
voltaria enquanto Neil não estivesse bem. E foi em maio de 2002 que voltaram
definitivamente à ativa com um novo álbum: Vapor Trails.
Destaque para "One Little Victory", "Secret Touch" e
"Earthshine". A belíssima faixa polirrítmica "Freeze" surge
como a parte quatro da tetralogia Fear.
A turnê de Vapor Trails foi notável, já que
foi a primeira depois de cinco anos de ausência, e também por ter passado por
lugares inéditos, como na Cidade do México e no Brasil, onde
tiveram uma das maiores platéias de toda carreira. Nos concertos inéditos, a
banda fez questão de colocar no repertório canções que não tocavam há anos,
como "By-thor and the snow dog".
A banda era uma das favoritas para tocar no
festival SARS relief concert. Em Agosto de 2003, participaram no
festival no Downsview Park em Toronto,
onde também tocaram os Rolling Stones, sendo a primeira vez em que
fizeram um concerto onde não eram a única atração para um público de mais de
meio milhão de pessoas.
Em Outubro de 2003, foi lançado o tão
esperado DVD e CD Rush in Rio, gravação do último concerto da
turnê Vapor Trails no Maracanã,
Rio de Janeiro, Brasil. O DVD
foi premiado com o Juno Awards, como melhor DVD musical do ano.
Em Julho de 2004, voltaram a
surpreender com Feedback, disco com oito covers, clássicos
de bandas como The Who,
Cream,
por eles tocados no início de carreira. Algumas canções passaram a tocar nas
rádios norte americanas, introduzindo a banda para novos ouvintes. Lee disse
que a banda sentia necessidade de homenagear as bandas que serviram como
influência, já que nunca gravaram nada que não fosse composições próprias e
inéditas.
Logo após isso, a banda foi novamente para estrada,
para realizar a turnê comemorativa de trinta anos. Passaram pelos Estados Unidos, Canadá,
Reino Unido,
Alemanha,
Itália,
Suécia,
República Tcheca e Países Baixos.
Em Frankfurt,
na Alemanha, aproveitaram para gravar o DVD R30 Live In Frankfurt, que foi lançado
em 22 de
Novembro de 2005.
Em 20 de Janeiro
de 2006,
Neil Peart publicou em seu site que a banda começou as composições para o
próximo trabalho. Mas até agora, eles estão mantendo contato somente pela Internet.
Segundo Peart, embora ele esteja na Califórnia,
e os outros dois membros em Toronto, Lee enviou-lhe um e-mail, dizendo que ele
e Lifeson já passaram algum tempo no estúdio de sua casa, e dali surgiram
idéias legais. Enquanto isso, Peart disse "Em Novembro, fiquei cinco dias
sentado no chão na frente da lareira. Uma pilha de papéis começou a crescer num
círculo ao meu redor, e no final eu percebi que tinha uma meia dúzia de idéias
mais ou menos interessantes já encaminhadas." O novo disco, Snakes &
Arrows, foi lançado 1 de Maio
pela Anthem/Atlantic.Composto por 13 faixas,três delas instrumentais, o álbum
demonstra que a banda ainda está em forma e a cada novo álbum se atualizando.No
mesmo ano, o Rush teve sua música YYZ no jogo Guitar Hero 2.
A banda começou a segunda perna da Turnê do álbum "Snakes &
Arrows" em San Juan, Porto Rico no dia 11 de abril de 2008 e termina em
Atlanta, Georgia, no dia 22 de Julho segundo o site da Banda.
Discografia
Álbuns de estúdio
- Rush (1974)
- Fly by Night (1975)
- Caress of Steel (1975)
- 2112 (1976)
- A Farewell to Kings (1977)
- Hemispheres (1978)
- Permanent Waves (1980)
- Moving Pictures (1981)
- Signals (1982)
- Grace Under Pressure (1984)
- Power Windows (1985)
- Hold Your Fire (1987)
- Presto (1989)
- Roll the Bones (1991)
- Counterparts (1993)
- Test for Echo (1996)
- Vapor Trails (2002)
- Feedback (2004)
- Snakes & Arrows (2007)
- Clockwork Angels (2012)
FONTE.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rush
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