Frank Vincent Zappa (21 de
Dezembro de 1940,
Baltimore — 4 de Dezembro
de 1993,
Laurel Canyon,
Los Angeles)
foi um compositor,
guitarrista,
produtor de gravação e diretor de cinema. Em uma carreira de mais de
trinta anos, a sua obra musical estendeu-se pelo rock, fusion,
jazz, música eletrônica, música
concreta e música clássica. Ele também dirigiu longas-metragens
e videoclipes
e desenhou capas de álbuns seus. Zappa produziu quase todos os seus 60 álbuns
que lançou com a banda Mothers of Invention, grupo que o
acompanhou por boa parte da carreira e teve sua formação mudada muitas vezes, e
como artista solo.
Na adolescência, ele adquiriu um gosto por
compositores de música de vanguarda baseada na percussão, como Edgard Varèse,
e também pelo rhythm and blues dos anos 1950. Zappa começou a
escrever música clássica no ensino médio, à mesma época em que tocava bateria em bandas de rhythm and blues -
ele fez a troca para a guitarra posteriormente. Compositor e performista da sua
própria música, com influências diversas, o seu trabalho é praticamente
impossível de ser categorizado. O seu álbum de estreia com o Mothers of Invention,
Freak Out!,
combinava canções no formato convencional do rock and roll com improvisações
coletivas e colagens de som realizadas em estúdio. Os seus últimos álbuns
também continham essa abordagem eclética e experimental, independentemente de o
formato fundamental ser rock, jazz ou clássica. Ele escreveu as letras de todas
as suas canções, as quais - frequentemente humoristicamente - refletiam a sua
visão iconoclástica dos processos sociais e políticos, estruturas e movimentos
estabelecidos. Era um grande crítico do método de educação e da religiões,
e um forte defensor da liberdade de expressão, da autodidática
e da abolição da censura.
Zappa foi um artista altamente produtivo e
prolífico e ganhou aclamação da crítica. Muitos de seus álbuns são considerados
essenciais na história do rock e do jazz. Ele é considerado um dos guitarristas
mais originais de seu tempo. Ele também continua sendo uma grande influência
para músicos e compositores. Alcançou algum sucesso musical, particularmente na
Europa, e pela maior parte de sua carreira trabalhou como artista independente.
Postumamente, Zappa foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame, em 1995, e
ganhou um prêmio Grammy,
em 1997.
Frank Zappa faleceu, em decorrência de um câncer de próstata, em 1993. Ele teve quatro
filhos: Moon Unit, Dweezil,
Ahmet Emuukha Rodan e Diva Thin Muffin Pigeen.
Frank Zappa nasceu em Baltimore,
em 21 de
dezembro de 1940.
Sua mãe, Rose Marie (de nome de solteira Colimore), era de ascendência italiana
e francesa, e seu pai, Francis Vincent Zappa, era um nativo de Partinico,
Sicília
e tinha ancestrais gregos
e libaneses.
Frank era o mais velho de quatro irmãos, e tinha dois irmãos e uma irmã. A
família mudava-se frequentemente de moradia durante a infância de Zappa porque
seu pai, um químico
e matemático,
teve vários empregos na indústria de defesa dos EUA. Depois de um breve tempo
na Flórida na metade dos anos 1940, a família retornou a Maryland,
onde o pai de Zappa trabalhou nas instalações do arsenal químico de Edgewood,
no Aberdeen Proving Ground. Eles mantinham
máscaras de gás em casa para o caso de ocorrer algum acidente no arsenal, que
estocava gás mostarda e ficava próximo. Isso teve um
profundo efeito no jovem Zappa: referências a germes, guerra biológica e outros
aspectos da indústria bélica são encontradas em seu trabalho.
Durante a infância, Zappa ficava frequentemente
doente, sofrendo de asma, dores de ouvido e problemas nos sinos.
Um médico tratou o último injetando uma pastilha de rádio em cada narina de Zappa; pouco se
sabia naquele tempo sobre potenciais perigos de ser submetido mesmo a pequenas
quantidades de radiação terapêutica. Imagens e referências ao nariz aparecem
tanto na sua música quanto nas suas letras, assim como nas capas de álbuns com
colagens criadas pelo seu colaborador visual de longo tempo, Cal Schenkel.
Muitas das doenças de Zappa na infância poderiam
ter surgido da exposição ao gás mostarda; além disso, a sua saúde piorava
quando ele estava na área de Baltimore. Em 1952, a sua família mudou-se,
principalmente por causa da saúde de Frank. A sua habitação seguinte foi Monterey, onde o pai de Zappa lecionou metalurgia
na Naval Postgraduate School. Pouco depois,
eles foram para Claremont, e então para El Cajon
antes de finalmente se mudarem para San Diego.
Influências musicais
Zappa entrou na sua primeira banda, The Ramblers,
na Mission Bay High School, em San Diego. Ele era o baterista. Pela mesma
época, seus pais compraram um fonógrafo, que o permitiu desenvolver seu
interesse na música, e começar a construir a sua coleção de gravações. Singles
de R&B foram primeiramente comprados,
iniciando uma coleção grande que ele manteve pelo resto da sua vida. Ele estava
interessado em sons pelo seu próprio fim, particularmente os sons de baterias e
de outros instrumentos de percussão. Pela idade de 12 anos, ele obteve uma caixa de bateria e começou a aprender o
básico de percussão orquestral. O profundo interesse de Zappa na música moderna
começou quando ele leu um artigo na revista Look que comentava um LP
tão obscuro como The Complete Works of Edgard Varèse, Volume One. O
artigo descrevia a composição de percussão de Varèse
Ionisation, produzida pela EMS Recordings como
"uma esquisita mistura de baterias e outros sons não simpáticos".
Zappa decidiu procurar a música de Varèse. Depois de procurar por mais de um
ano, ele achou uma cópia (reconhecendo o LP por causa da foto de Varèse
parecendo um "cientista louco" na capa). Não tendo dinheiro
suficiente com ele, Zappa persuadiu o vendedor a fazer um desconto. Assim
começava a sua paixão pela música de Varèse e pela de outros compositores
clássicos modernos que durou pela vida toda.
Já que eu não tive nenhum tipo de
treino formal, não fazia nenhuma diferença para mim se eu estava escutando
Lightnin' Slim, ou um grupo vocal chamado Jewels ... , ou Webern, ou
Varèse, ou Stravinsky. Pra mim, era tudo boa música
Frank
Zappa, 1989
Zappa cresceu influenciado por compositores de avant-garde
como Varèse, Igor Stravinsky e Anton Webern,
grupos de R&B e doo-wop (particularmente grupos pachuco locais) e jazz moderno. O seu
próprio pano de fundo étnico heterogêneo e a mistura diversa social e cultural
em Los Angeles e arredores foram cruciais na formação de Zappa como um
praticante da música underground e das suas futuras atitudes
em relação aos movimentos de "mainstream" sociais, políticos e
musicais. Ele frequentemente satirizava novidades musicais, como a psicodelia, ópera rock
e disco.
A televisão também exerceu nele uma forte influência, como demonstrado pelas
frases de temas de programas e jingles publicitários encontrados nos seus
trabalhos futuros.
Juventude e início de carreira
(1955–1960)
Por 1956, a família Zappa mudou-se para Lancaster, uma pequena cidade agrária no Antelope Valley do deserto de
Mojave perto da Edwards Air Force Base, no norte do Condado de Los Angeles. A mãe de Zappa
encorajou-o nos seus interesses musicais. Apesar de desgostar da música de
Varèse, ela foi indulgente o suficiente para dar ao seu filho uma chamada de
longa distância para o compositor como um presente de aniversário de quinze
anos. Infelizmente, Varèse estava na Europa no momento, então Zappa falou com a
esposa do compositor. Ele depois recebeu uma carta de Varèse agradecendo-o pelo
seu interesse e contando sobre uma composição em que ele estava trabalhando,
chamada "Déserts". Zappa achou muito excitante viver na cidade
deserta de Lancaster. Varèse convidou-o a visitá-lo se ele fosse a Nova Iorque.
O encontro nunca ocorreu (Varèse morreu em 1965), mas Zappa enquadrou a carta e
a manteve, mostrando-a pelo resto de sua vida.
Na Antelope Valley High School, Zappa encontrou Don
Vliet (que depois expandiu seu nome para Don Van Vliet e adotou o nome de palco
de Captain Beefheart). Zappa e Vliet tornaram-se
amigos próximos, compartilhando um interesse em gravações de R&B e influenciando
musicalmente um ao outroao longo de suas carreiras. Pela mesma época, Zappa
começou a tocar bateria em uma banda local, The Blackouts. A banda era
racialmente diversa e incluía Euclid James "Motorhead"
Sherwood, que depois tornou-se um membro do Mothers of Invention. O
interesse de Zappa na guitarra cresceu, e em 1957 ele ganhou o primeiro
instrumento do tipo. Entre suas influências iniciais, estavam Johnny "Guitar" Watson,
Howlin' Wolf
e Clarence
"Gatemouth" Brown. (Nos anos 1970 e 80, ele convidou
Watson para tocar em alguns álbuns.) Zappa considerava solar como o equivalente
a fazer "esculturas de ar",
e desenvolveu um estilo eclético, inovador e pessoal.
O interesse de Zappa em compor e fazer arranjos
aumentou nos seus últimos anos de ensino médio. Pelo seu último ano, ele estava
escrevendo, arranjando e conduzindo
apresentações de peças de avant-garde para a orquestra
da escola. Ele se formou na Antelope Valley High School em 1958, e depois
reconheceu dois de seus professores de música no interior de seu disco Freak
Out! Devido às muitas mudanças de sua família, Zappa esteve em pelo menos
seis diferentes escolas e ficava frequentemente entediado e dado para distrair
o resto da classe com excentricidades juvenis. Ele deixou a faculdade depois de
um semestre, e manteve depois um desdém pela educação formal, tirando seus
filhos da escola com quinze anos e recusando-se a pagar sua faculdade.
Zappa deixou sua casa em 1959, e foi para um
pequeno apartamento em Echo Park, Los Angeles.
Depois de conhecer Kathryn J. "Kay" Sherman durante a sua curta
estadia em Pomona College, eles
mudaram-se juntos para Ontario, e casaram-se em 28 de dezembro de
1960. Zappa trabalhou por um curto período em publicidade. A sua permanência no
mundo comercial foi breve, mas deu-lhe a compreensão de como funcionava. Ao
longo de sua carreira, ele teve um forte interesse na apresentação visual do
seu trabalho, desenhando algumas das capas de seus álbuns e dirigindo seus
próprios filmes e vídeos.
O período em Nova Iorque
(1966–1968)
A The Mothers of Invention tocou em Nova
Iorque no final de 1966 e foi ofertada com um contrato no Garrick Theater
durante a páscoa de 1967. Isso se provou bem-sucedido e Herb Cohen aumentou o
contrato, que ao fim durou quase um ano. Como resultado, Zappa e sua esposa,
juntamente com a Mothers of Invention, mudaram-se para Nova Iorque. Os
seus shows tornaram-se uma combinação de atos improvisados mostrando talentos
individuais da banda assim como performances da música de Zappa. Tudo era
dirigido pelos famosos sinais de Zappa com a mão.Convidados para apresentações
e a participação da audiência tornaram-se parte regular dos shows no Garrick
Theater. Uma noite, Zappa tentou atrair alguns fuzileiros navais da
audiência para o palco, o que precedeu o desmembramento de uma boneca grande de
um bebê, enquanto Zappa falou que era para se fingir que ela era um "bebê
gook" (gook é o termo pejorativo utilizado por oficiais da marinha para se
referirem a asiáticos).
Estabelecida em Nova Iorque e apenas interrompida
pela primeira turnê europeia da banda, a The Mothers of Invention gravou
o álbum largamente classificado como o auge do trabalho do grupo no final da
década de 1960, We're Only in It for the Money
(lançado em 1968). Ele foi produzido por Zappa, com Wilson creditado como o
produtor executivo. A partir de lá, Zappa produziu todos os álbuns lançados
pelo Mothers of Invention e como artista solo. We're Only in It for
the Money trouxe algumas das mais criativas edições de áudio já ouvidas na
música pop, e canções satirizando impiedosamente a cultura hippie e o
fenômeno flower power.A foto de capa parodiava o álbum Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band,
dos Beatles.A
arte da capa foi feita por Cal Schenkel, que Zappa
conheceu em Nova Iorque. Isso iniciou uma colaboração que continuou pelo resto
de sua vida, na qual Schenkel desenhou capas de muitos álbuns de Zappa e dos Mothers.Refletindo
o gosto eclético de Zappa para a música, o próximo álbum, Cruising with Ruben & the Jets
(1968), foi muito diferente. Ele representou uma coleção de canções de doo-wop;
ouvintes e críticos não estavam seguros de se o álbum era uma sátira ou um
tributo. Zappa comentou que o álbum foi concebido no modo em que composições de
Stravinsky estavam no seu período neo-clássico: "Se ele pôde tirar formas
e clichês da era clássica e pervertê-la, por que não fazer o mesmo ... para o
doo-wop nos anos 50?" Um tema de A Sagração da Primavera de Stravinsky
é ouvido durante uma canção.
Em Nova Iorque, Zappa aumentou o uso de edição de
áudio como uma ferramenta de composição. Um exemplo encontrado no álbum duplo Uncle Meat
(1969), em que a faixa "King Kong" é editada de várias performances
de estúdio e ao vivo. Zappa tinha começado regularmente a gravar apresentações,
e por causa da sua insistência em tons e tempos precisos, ele estava apto a
aumentar as suas produções de estúdio com partes de shows ao vivo, e vice
versa. Depois, ele combinou gravações de diferentes composições em novas peças,
independentemente do tempo ou da métrica das fontes. Ele apelidou seu processo
de "xenocronia"
("xenochrony", no original em inglês) (estranhas sincronizações) —
refletindo os termos gregos "xeno" (alienígena ou estranho) e
"chrono" (tempo).Zappa também desenvolveu uma abordagem composicional
que chamou de "continuidade conceitual", significando que qualquer
projeto ou álbum era parte de um projeto extenso. Tudo estava conectado e temas
musicais e letras reapareceram em diferentes formas em álbuns posteriores.
Indícios de continuidade conceitual são encontrados por toda parte no trabalho
de Zappa.
Durante o final dos anos 1960, Zappa continuou a
desenvolver os negócios ao lado de sua carreira. Ele e Herb Cohen formaram as
gravadoras Bizarre Records e Straight
Records, distribuídas pela Warner Bros. Records, como empreendimento
para ajudar com os fundos de projetos e aumentar o controle criativo. Zappa
produziu o álbum duplo Trout Mask Replica de Captain
Beefheart, álbuns de Alice Cooper,
Wild Man Fischer, e The GTOs, assim como a última apresentação
ao vivo de Lenny Bruce.
Anos 1970: Dos Mothers a Zappa
Em 1970, Zappa conheceu o maestro Zubin Mehta.
Ele arranjou um show em maio de 1970 em que Mehta conduziu a Filarmônica de Los Angeles acrescida de
uma banda de rock. De acordo com Zappa, a música era na maior parte escrita em
quartos de hotéis durante as turnês do Mothers of Invention. Algumas
dessas foram apresentadas no filme 200 Motels.
Apesar do concerto ter tido sucesso, a experiência de Zappa em trabalhar com
uma orquestra sinfônica não foi tão feliz. A sua insatisfação tornou-se um tema
recorrente ao longo de sua carreira, em que ele frequentemente sentia que o
dinheiro gasto nas apresentações de sua música clássica raramente era
condizente com o produto final.
Anos 1980: Produtivo como sempre
Depois de passar a maior parte de 1980 em turnês,
Zappa lançou Tinsel Town Rebellion,
em 1981. Foi o primeiro lançamento do seu selo próprio Barking Pumpkin Records, e
contém canções tiradas de turnês de 1979 e 1980 e uma faixa de estúdio. O álbum
é uma mistura de instrumentais complicados e o uso de sprechstimme (canção
ou voz falada) por parte de Zappa — uma técnica composicional utilizada por
compositores como Arnold Schoenberg e Alban Berg
— mostrando algumas das mais talentosas bandas que Zappa já tivera (contando,
na maior parte, com o baterista Vinnie
Colaiuta). Apesar de algumas letras ainda levantarem controvérsias
entre críticos, no sentido de que alguns acharam-nas sexistas,as sátiras
políticas e sociológicas como observadas na faixa-título e em "The Blue
Light" têm sido descritas como uma "crítica hilária da complacência
das pessoas americanas de acreditar em qualquer coisa". O álbum também é
notável pela presença do guitarrista Steve Vai,
que se juntou à banda de Zappa em turnê no final de 1980.
No mesmo ano, o disco duplo You Are What You Is
foi lançado. Ele foi gravado na sua maior parte nos novos estúdios Utility
Muffin Research Kitchen (algo como "Cozinha de Pesquisa para as
Utilidades do Bolinho" - UMRK), que se localizavam na sua casa, dando
assim completa liberdade para Zappa trabalhar. O álbum incluía um instrumental
complexo, "Theme from the 3rd Movement of Sinister
Footwear", mas se focava principalmente em canções de rock com o
comentário social irônico de Zappa - letras satíricas tendo como alvo
adolescentes, a mídia, e a hipocrisia política e religiosa. "Dumb All
Over" é uma denúncia da religião, assim como "Heavenly Bank
Account", na qual Zappa investe contra televangelistas
tais como Jerry Falwell e Pat Robertson
pela sua suposta influência na administração dos EUA, e também pelo seu uso da
religião como meio de ganhar dinheiro. Canções como "Society
Pages" e "I'm a Beautiful Guy" mostram o desânimo de
Zappa com a era Ronald Reagan e a sua "perseguição obscena
de riqueza e felicidade".
Em 1981, Zappa também lançou três álbuns
instrumentais, Shut Up 'N Play Yer Guitar,
Shut Up 'N Play Yer Guitar Some More, e The Return of the Son of Shut
Up 'N Play Yer Guitar[153],
os quais eram inicialmente vendidos via pedido pelos correios, mas
posteriormente foram lançados através do selo CBS devido à sua demanda
popular. Os álbuns focam-se exclusivamente em Frank Zappa como solista de
guitarra, e a maioria das faixas foi gravada ao vivo em 1979 e 1980; elas
trazem as habilidades improvisacionais de Zappa com "lindas performances
do grupo de apoio também".[155]
Guitar, outro álbum
apenas de guitarra foi lançado em 1988, e um terceiro, Trance-Fusion, o qual
Zappa completou pouco antes de sua morte, lançado em 2006.
Discografia
Álbuns de estúdio
Ano
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Título
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1966
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1967
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1968
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1969
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1970
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1971
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1972
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1973
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1974
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1975
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1976
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1978
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1979
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1981
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1982
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1983
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1984
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1985
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1986
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1987
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1988
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1994
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1996
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1997
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1999
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2002
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2004
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2005
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2006
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2007
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2008
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2009
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2010
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Álbuns ao vivo
Ano
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Título
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1971
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1972
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1974
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1975
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1978
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1981
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1983
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1986
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1988
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1989
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1991
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1992
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1993
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1996
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2003
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2006
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2007
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2008
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2009
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Singles
Ano
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Canção
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Álbum
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1966
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"Trouble
Every Day"
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Freak
Out!
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"Who Are the Brain
Police?"
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1967
|
"Big
Leg Emma"
|
Single
fora de álbum
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1967
|
"Lonely
Little Girl"
|
We're Only In It For The Money
|
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1969
|
"My
Guitar"
|
Weasels
Ripped My Flesh
|
||||||||
1970
|
"Peaches
en Regalia"
|
Hot
Rats
|
||||||||
1970
|
"Tell Me You Love Me"
|
Chunga's
Revenge
|
||||||||
1971
|
"Tears
Began To Fall"
|
Fillmore
East: Junho de 1971
|
||||||||
1973
|
"I'm
the Slime"
|
Over-nite
Sensation
|
||||||||
1974
|
"Don't Eat the Yellow
Snow"
|
Apostrophe
|
||||||||
1976
|
"Disco
Boy"
|
Zoot
Allures
|
||||||||
1979
|
"Dancin'
Fool"
|
Sheik
Yerbouti
|
||||||||
"Bobby
Brown Goes Down"
|
||||||||||
"Joe's
Garage"
|
Joe's
Garage
|
|||||||||
1980
|
"I Don't Wanna Get
Drafted!"
|
Single
fora de álbum
|
||||||||
1982
|
"Valley
Girl"
|
Ship Arriving Too Late to Save a
Drowning Witch
|
||||||||
1984
|
"In
France"
|
Them or
Us
|
||||||||
1988
|
"Sexual Harassment in the
Workplace"
|
Guitar
|
||||||||
1988
|
"Zomby
Woof"
|
You Can't Do That on Stage
Anymore, Vol. 1
|
||||||||
1991
|
The Best Band You Never Heard In
Your Life
|
FONTE.: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frank_Zappa
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Discografia_de_Frank_Zappa
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